RECUPERANDO NASCENTE EM VERMELHO

Aceitamos o convite do primo Renato Sigiliano e fomos participar do lançamento de mais um projeto seu de recuperação de nascentes, que aconteceu no Distrito de Vermelho, distante 47 km de Belisário, na propriedade do Sr. Francisco de Assis de Castro Medeiros.
,













Uma boa patota veio participar. São moradores de Muriaé e amigos de Renato, que participam do projeto, inclusive no apoio financeiro.














Um sítio com tudo que tem direito. Criança assustando animal....














Engenho de cana...














Tacho para fazer rapadura...














"Laranjinhas" para doce.














Os apoiadores.














O patriarca, Sr. José Pedrosa Neto, que deu o nome à nascente recuperada.














E sua família...Todos têm uma larga consciência preservacionista.














Na abertura Renato dá uma explicação do projeto e apresenta dois filmes. O primeiro trata da experiência pioneira da cidade de Nova Iorque, que optou por investir na proteção das nascente e dos cursos d"água, reduzindo custos com o tratamento nas tradicionais estações para esse fim. A cada dólar investido no apoio e remuneração dos produtores rurais, proprietários das nascentes nas montanhas que cercam a cidade, 7 dólares deixaram de ser gastos no tratamento da água.

Também apresentou um GLOBO RURAL relatando a experiência da cidade mineira de Extrema, que remunera mensalmente aos proprietários que protegem as suas nascentes, que produzem água para abastecer a cidade de São Paulo.







A família atenta aos filmes e explicações...














E generosa no lanche oferecido. Rocambole, biscoito e doces caseiros, frutas ...

































E todo mundo comeu...















Mas a gente não veio aqui para isso. Caminhando para a nascente, alguns ficaram no meio do caminho. Digo, algumas.














Quem foi teve o direito de beber água de serra na folha de inhame. Você já fez isso?














E a placa é fincada, marcando esse rico momento, que deve servir de exemplo para outros produtores e grupos apoiadores.














A consciência preservacionista começa cedo.


Para tentar mudar a frase de Víctor Hugo;" È triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve." É o que está gravado na camisa do projeto.

Comentários

  1. Cléber, muito obrigado pelo prestígio da sua presença na cerimônia de entrega simbólica de mais uma nascente e este maravilhoso 'post' no seu blog. Abração,

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorava tomar água na folha de inhame.
    saudadessss

    ResponderExcluir
  3. Renato Sigiliano,
    Você faz a gente perceber que o humano é natureza e também vice-versa. O seu gesto de tomar água na folha de inhame já foi praticado por quantos milhares de pessoas? Mas, posso garantir sem medo de errar que poucas ou nenhuma teve a sensibilidade de colocá-lo na "programação" de um evento tão importante. O fotógrafo, que acredito ter sido o nosso extraordinário blogger, Cléber, é digno também de encômios. Pela cobertura dada por ele, podemos ter uma ideia do encanto daqueles momentos preciosos. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Francisco de Assis de Castro Medeiros,

    Vê-se que o Sr. é um proprietário que enxerga longe... cuidar da natureza, como no seu sítio em Vermelho, só é feito por gente de visão. Que bom que o Sr. ajuda a espalhar exemplos de consciência ecológica. Parabéns, um abraço e toda a admiração de

    Nina de Belisário

    ResponderExcluir
  5. Nós, do Fmuri é que ficamos agradecidos com sua presença. Nada teria acontecido sem o incentivo, determinação e garra do meu "vizinho" e companheiro Renato Sigiliano, que nós faz entender cada vez mais a importância da "consciencia ecológica".

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Renato Sigiliano pela sábia iniciativa. Parece que a humanidade ainda não percebeu que a escassez de água doce será mais grave do que a crise de energia. E a manutenção das águas começa com a proteção das nascentes.
    O Renato sabe das coisas.
    Dárcio Calais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês