BOTAFOGO, BOTAFOGO, CAMPEÃO DESDE 1910

A convite dos amigos Gilca e Dr. Antônio, estivemos ontem à noite em Muriaé, acompanhando a amiga Nina, no Cine Veredas, onde deveria acontecer um grande concentração da torcida BOTA CHOPP.
      D. Nina foi a caráter...



O objetivo do evento era o lançamento do filme HELENO DE FREITAS, o ex-craque do botafogo, apaixonado pelo time, onde começou a jogar em 1937.

Além do ingresso, cada um deveria levar 1 kg de alimento para o LAR DAS MENINAS. D. Nina levou um kit Belisário, com feijão,café, mel, fubá, rapadura... tudo produzido aqui.

Monique, que comandava as coisas lá no cinema, nos recepcionou com carinho. É prima de minha patroa.

Toda a torcida do Botafogo em Muriaé estava lá. Cerca de 19 pessoas. Dr. Antônio, um botafoguense doente, chegou depois da foto. Com ele intera 20


Ivan Neres é o presidente dessa macro torcida.
Heleno é protagonizado por Rodrigo Santoro. Uma impecável interpretação que retrata o craque a partir dos gramados (no Maracanã ele só jogou uma vez, já que o estádio foi costruido para a Copa de 1950) até a sua decadência, que culminou com sua internação e morte, vítima de sífilis, num sanatório em Barbacena.
(Fotografia tirada da tela)
Tive momentos de nostalgia. Primeiro pois até os 11 anos era botafoguense doente, morando em Além Paraíba. Quando  mudei para BH, conheci uma nova paixão, o Galo Mineiro. Foi quando esse amor fugaz pelo Bota passou. A segunda nostalgia foi ver, por 3 vezes, a fita dar "tilte". Acenderem as luzes do cinema e a plateia ficou aguardando a retomada do filme. Tinha mais de 20 anos que não via essa cena.
Mas a noite não podia acabar ai. Quando 3 jecas vão na cidade têm de aproveitar. Fomos para o novo restaurante de comida japonesa, de Ana Cláudia e Alexandre (foto abaixo).
Comemos bolinho primavera, yakissoba e edinaka (foto abaixo)

É o número 45 do cardápio. Tudo muito bom. Parabéns Ana e Alexandre.
Veja mais sobre esse craque, perto de quem Vagner Love, Adriano, Cléber (do Palmeiras), Ronaldinho Gaúcho, Edmundo... são frades franciscanos, de tão bem comportados.

"Dono de um gênio intempestivo, que muitas vezes o fazia ser expulso de campo e lhe trazia muitos inimigos, Heleno de Freitas, apelidado de "Gilda" por seus amigos do Clube dos Cafajestes e pela torcida do Fluminense, por seu temperamento e por este ser o nome de uma personagem da atriz estadunidense Rita Hayworth em filme de mesmo nome, foi o símbolo de um Botafogo guerreiro, que nunca se dava por vencido. Dono de uma postura elegante dentro e fora de campo, o jogador de cerca de 1,82 metros foi o maior ídolo alvinegro antes de Garrincha, mesmo sem nunca ter sido campeão pelo clube. Marcou sua passagem pelo Glorioso com 209 gols em 235 partidas, tornando-se o quarto maior artilheiro da história do clube. Deixou General Severiano em 1948, quando foi vendido ao Boca Juniors, da Argentina, na maior transação do futebol brasileiro até então. Ainda atuou pelo Vasco da Gama, onde conquistou seu único título por um clube, o de campeão carioca de 1949, pelo Atlético Junior de Barranquilla (da Liga Pirata da Colômbia), pelo Santos e pelo América, onde encerrou a carreira. Ainda tentou, depois, voltar aos campos pelo Flamengo por indicação de Kanela, mas se desentendeu com os jogadores do rubro-negro num jogo-teste e não foi aceito. Fez 18 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol marcando quinze gols, tendo sido artilheiro do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1945 - atual Copa América - com 6 gols. Heleno estudou no Colégio São Bento e depois obteve o bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro). Era considerado membro da alta sociedade, com amigos empresários, juristas e diplomatas. Seu pai era dono de um cafezal e ainda cuidava de negócios de papel e chapéus. Sua vida foi marcada por vícios em drogas como lança-perfume e éter. Isto o fez tentar se auto-eletrocutar num treino do Botafogo. Boêmio, era frequentador de diversas boates do Rio de Janeiro. Enquanto esteve na Argentina, suspeitou-se que Heleno teve um caso amoroso com Eva Perón, fato nunca comprovado. Teve um filho apenas, Luiz Eduardo, com sua esposa Silvia. Porém, ela fugiu para Petrópolis por conta do temperamento de Heleno de Freitas em 1952. Luiz Eduardo só teve notícias sobre o pai com 10 anos de idade por ter perdido contato desde a mudança, justamente sobre seu falecimento. Heleno teve complicações com sífilis, que o deixou louco. Veio a falecer no ano de 1959, em um sanatório de Barbacena, onde se internou seis anos antes, em 1953, com apoio da família.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heleno_de_Freitas

Comentários

  1. Foi uma noite de recordações... quando vi a piscina olímpica do Botafogo, lembrei o momento em que a conheci. Meus tempos de Fundação Getúlio Vargas me criaram a necessidade de me aproximar do Clube, com colegas, para momentos de recreio, de graça. Tudo ali era bom e lindo. Depois fui trabalhar no exterior, minha vida mudou, não pude acompanhar a vida do Clube. Mas,
    guardo até hoje, no peito, a estrela solitária !
    Do Heleno, lembro bem. Foi meu tempo de Rio de Janeiro.
    Ontem, foi uma noite de grande emoção. Coroada,
    ainda, pelo jantar japonês, tudo bem escolhido pelo casal amigo, Mirian e Cléber. "Doma arigatô, Saionará !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês