GRINGOS DA UNIVERSIDADE DE OXFORD EMBELISARIO

Belisário recebeu hoje a visita de 4 “gringos” vindos de países diversos: Danny e Grace, da Inglaterra, Friedrich, da Alemanha e a chinesa Weryn.
Eles vieram a convite da CREDITAG. É que, como já anunciamos, a nossa cooperativa está se associando ao grupo CRESOL e esses jovens, estudantes da Universidade inglesa de Oxford, estão visitando o Brasil para conhecerem o sistema de cooperativismo por aqui, em especial algumas cooperativas ligadas ao Grupo Cresol.
Eles representam a TRIAS, um organismo internacional do governo Belga, que tem parceria de apoio à CRESOL.
João Paulo e Dagoberto, da CREDITAG e, no centro, Jussemar, da CRESOL, que já vem atuando aqui na nossa região.
Estiveram no Grupo de Artesãos – GAB, batendo um longo papo com D. Nina, de quem receberam muitas informações sobre Belisário. Gostaram muito de D. Nina.


O almoço foi no restaurante do Isalino . Frango com quiabo foi o cardápio. O brinde foi bem mineiro. Com pinga.

E por falar em cooperativa, a Assembléia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. A gente nem ouve falar nisso. Essas instituições dão uma grande contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, com redução da pobreza, gerando empregos junto às comunidades onde atuam.

Em Salvador fiz parte do Conselho Fiscal do CEADe – Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento onde conheci o alcance do oferecimento de microcrédito às classes menos favorecidas, de forma absolutamente descomplicada, a juros muito baixos. Infelizmente dar “bolsas” é politicamente mais rentável.

Conheça um pouco da CRESOL

"Somos um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que atua nos estados do Paraná e de Santa Catarina, com expansão para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e São Paulo.

O quadro social é composto exclusivamente por agricultores familiares, que são responsáveis pela administração das cooperativas, essa administração na horizontal permite o fortalecimento do controle social, para que mesmo com seu crescimento, garantir que a gestão das cooperativas fique na mão dos agricultores.

MISSÃO

Promover a inclusão social da Agricultura Familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional.

VISÃO

Crescer juntamente com nosso quadro social para que possamos atender o maior número de famílias agricultoras, oferecendo crédito e acesso a serviços financeiros na busca do desenvolvimento social."

Comentários

  1. Sejam sempre bem vindos!!

    ResponderExcluir
  2. Minha vida é tão ligada a Belisário, que há muitos anos nem sei se o resto do mundo existe. Eu, que fiz minha carreira profissional trabalhando no exterior, 32 anos, com os visitantes da Oxford voltei a lembrar tempos e lugares por onde vivi. Mas, precisava falar sobre Belisário e o Grupo de Artesãos aos ingleses e um alemão, pois esse era o seu interesse e motivo da visita. Bem que teria gostado de saber como anda a Europa atual, na visão deles... e se gostaram do "chicken with okra" do restaurante do Isalino, em Belisário.

    ResponderExcluir
  3. cléber , gostaria que você postasse algo sobre a turma de 2011 que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Pedro vicente de Freitas pois acredito que há uma falta de incentivo ao pessoal que correu atrás e conseguiu entrar em uma faculdade /universidade ex ; em várias escolas ao conseguirem entrarem em uma faculdade sao colocados seus nomes em faxias parabenizando -os e em belisario isso não acontece é uma falta de desconsideraçao aos alunos que ali estudatram sua vida toda praticamente..
    desde já agradeçoo...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o "anônimo", a escola deveria dar mais ênfase neste aspecto de parabenizar os ex-alunos pela conquista de conseguir passar no vestibular em uma faculdade/universidade e incentivar os demais a dar continuidade nos estudos, seguir o exemplo daqueles que conseguiram.
    Conclui o ensino médio na E.E Pedro Vicente de Freitas em 2003, prestei o vestibular no ano seguinte para o curso de Farmácia da FAMINAS - Faculdade de Minas campus Muriaé, e na época foi exposto meu nome, dando-me os parabéns e desejando-me sucesso, depois dessa época não lembro de ter visto isso mais em nossa escola, e olha que temos alunos de Belisário, que estudou a vida toda aqui, não fez cursinho e passou em Universidade Federal.
    Vai ai uma dica para a direção da escola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês