DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Um pouco de história:

O Dia Mundial da Água, criado pela ONU, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Como a gente pode celebrara dia a dia a água? Precisamos tomar atitudes tais como:
• Não jogar lixo nos rios e lagos nem nas ruas, de onde ele vai direto para o rio, principalmente aqui em Belisário;
• Economizar água nas atividades cotidianas (fechar a torneira para ensaboar, na hora de escovar os dentes, racionalizar a lavagem de louças e roupas, etc).
• Sempre que possível reutilizar a água.
• Respeitar as regiões de mananciais.
Um resumo da Declaração Universal dos Direitos da Água.
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta....
Art. 3º - .....a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores ....
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

As principais cachoeiras de Belisário:
Cachoeira do Naor
Cachoeira de Belisário - foto de renato Sigiliano
Cachoeira de D. Nelzira
E o Rio Fumaça em época de cheia.
Você topa preservar isso?

Comentários

  1. Ótima reportagem ilustrada com lindas fotos. Parabéns ao Cléber e ao Renato, fazendo justiça ao nosso potencial aquífero. Cabe a nós todos abrir bem os olhos e zelar mais por essa importante riqueza. As vezes a gente olha e não vê, não aprecia, porque não raciocina sobre a preciosidade dessa coisa tão comum, mas que muitos lugares não tem.

    ResponderExcluir
  2. Belisário concentra muitas cachoeiras e cada com o seu charme. Aconselho um acampamento na cachoeira do Nahor em noite de lua cheia. É um dos maiores espetáculos da terra... mas, atenção, por favor, não jogue lixo nas cachoeiras. O planeta está precisando que sejamos gentis com ele pra continuar nos presenteando com tantas belezas. Se você pretende fazer um churrasco na cachoeira, traga de volta o lixo; se vai acampar, não deixe um papelzinho no chão na hora de voltar. Povo limpo é povo civilizado. Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  3. ESTE É O NOSSO BELISÁRI♥!!


    SILVAN VITAL

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês