VOCÊ CONHECE LOUIS BRAILLE ?

Louis Braille é o gênio criador do método de leitura para cegos. Braille foi uma criança normal até os nove anos de idade quando caiu na oficina do pai que trabalhava com couros e uma das ferramentas do curtidor perfurou seu olho. A infecção transmitiu-se ao nervo ótico e Louis Braille perdeu completamente a visão . Durante toda sua vida procurou a forma de libertar os cegos e dizia sempre:
" -O cego é um prisioneiro. Só a leitura poderá libertá-lo."
Bem que o governo francês tentava. Através de letras garrafais buscava pelo tato ensinar aos cegos pelo menos a forma das letras, mas sem possibilidades de oferecer-lhes livros.
Certa ocasião, já em idade madura, ouvia em um restaurante as notícias do dia lidas por amigos em um jornal. Tomou então conhecimento de que um capitão da marinha francesa desenvolvera um método de navegação noturna perfurando os mapas por trás e sentindo a elevação do lado oposto contornando o litoral. Braille teve um sobressalto e começou a bradar em alta voz que havia enfim descoberto a chave de libertação dos cegos. Levado à presença do capitão este lhe explicou seu método e, trabalhando afincadamente sobre ele, Braille acabou por elaborar seu método.
O governo francês não valorizou a descoberta , o que não levou Braille ao desânimo. Aperfeiçoou o método permitindo o estudo da matemática, da física e da música pelos cegos.Uma coisa assombrosa então ocorreu. Uma menina de dezesseis anos que nascera cega deu uma audição de piano em Paris . As crônicas da época dizem que a apresentação foi tão perfeita que a platéia não cessava de aplaudi-la. A menina então se levantou, pediu silêncio e disse que não era a ela que deveriam aplaudir e sim a um homem chamado Louis Braille que, com seu trabalho, possibilitou a ela aprender a tocar piano. A notícia rapidamente se espalhou e logo o governo francês decidiu adotar oficialmente o método.
Quando soube do ocorrido Braille exclamou:
"- Eu chorei 3 vezes na vida. A primeira quando fiquei cego;a segunda quando ouvi sobre o método do capitão e a terceira agora, porque vejo que minha vida não foi em vão,"
Leia agora que surpreendente: o instrumento que o capitão francês usava era o mesmo que perfurou o olho de Louis Braille.

Desconheço o autor da matéria

Comentários

  1. MARAVILHOSO SEM PALAVRAS ! LINDO MÁGICO.

    ResponderExcluir
  2. À GUISA DE COLABORAÇÃO:

    O nome do francês, inventor do sistema de escrita em relevo, ou anagliptografia, é
    LOUIS BRAILLE. Faltou uma letrinha ai, justamente a primeira, do alfabeto, o a...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês