UM RETIRO INTELECTUAL EMBELISARIO

Ao sairmos do Rio de Janeiro para uma espécie de "retiro intelectual", em que nos propúnhamos a encontrar o sossego necessário ao estudo, esperávamos apenas a tranquilidade, mas encontramos muito mais que isso!
Quase chegando fomos brindados pela vista do lugar que se anunciava no meio do vale, revelando exatamente o que aqui experimentamos, aconchego.
A casa de meus tios revela o que já sabíamos, eles recebem bem até quando não estão presentes! Os detalhes do cuidado vão desde uma roupa de cama cheirosa até os pedidos que foram para nós um pequeno privilégio, cuidar das plantas, regando para o sol fazer sua parte, além de tratar dos peixes duas vezes por dia, tarefas que marcavam os momentos de pausa do estudo para ver que há no mundo coisa mais importante que cada um de nós.
Durante a estada fomos acolhidos com todo carinho pelo "chef" Isalino, forjado no restaurante Xapuri em BH, soube nos apresentar a comida mineira saborosa sem ser óbvia, como no delicioso frango com taioba do almoço ou na linguicinha com mandioca, acompanhada de uma cervejinha, no fim de tarde. Saboreando os pratos do Isalino fui lembrado pela Angélica de aproveitar o máximo, pois não saberíamos quando comeríamos tão bem de novo...
O cuidado do povo também pode ser percebido por Angélica quando na pausa do almoço foi fazer a unha e uma escova no cabelo no salão da Dayse. Impressionante como só num lugar, onde o tempo passa de forma diferente, a unha pode ser tão bem feitinha e o cabelo escovado com tanto carinho.
Para completar, no caminho da estrada passaremos amanhã na casa dos doces mais desejados pela família Paradela, feitos com carinho pelo casal Calaisinho e Neide, deixam na memória o sabor de abóbora, de amendoim, de doce de leite... Enfim, os sabores de Beli.
Para resumir nossa estada, vale registrar a pergunta da Angélica na saída do restaurante do Isalino:
"Quando voltaremos a Belisário?"

Observação minha: Leonardo é meu sobrinho, professor de Direito e um dos maiores criminalistas do Rio de Janeiro

Comentários

  1. Lindas reflexões e observações do sobrinho... a gente fica muito feliz sabendo que a estada dele
    valeu a pena...
    Célia esteve aqui com Ivan, curtos instantes, saborosas conversas.
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Pois é Nina, falei com ela, Cibele, agora, pelo telefone. Ela está em Muriaé e vou pegá-la amanhã na passagem pela cidade e levá-la prá Beli.
    Ela adorou o retorno a Belisário. Os tira gostos de Isalino, a gentileza do amigo Zé Calais, que gentilmente os levou até a Cachoeira do Naor...e também do papo com você.
    Minha família é apoixonada por Beli.

    Cléber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês