MANHÃ DE MEDO EMBELISARIO

É com muita tristeza que somos forçados a postar uma matéria com esse título. Fico pensando na dificuldade em justificar para os amigos de cidades diversas a opção de ter trocado a cidade de Salvador por Belisário, para buscar tranquilidade que se espera ter na zona rural. Que tranquilidade? Um lugar pacato até outro dia e que num espaço de poucos meses passou a ser atrativo para baderneiros e consumidores de drogas, com motos e armas "fazendo graça" na praça principal do distrito, aproveitando o fato de lá não haver policiamento.
Jamais poderia supor que interior da Zona da Mata Mineira não fosse muito diferente das zonas violentas do sertão baiano, onde ladrões fecham as cidades e assaltam bancos, levando cidadãos como reféns.
Essa manhã, por volta das 9 horas, um comerciante sério de Belisário viu 3 pessoas suspeitas numa moto na Comunidade Fazenda Veigas com capacete, óculos escuros e placa coberta. Logo avisou aos colegas de Beli, que fecharam as portas de seus estabelecimentos. A polícia de Limeira foi avisada. Não temos informações se lá compareceu. Pelo menos ela não chegou até à Praça da Matriz.
Ainda pela manhã, dois deles pararam próximo ao banco, mas nada fizeram.
Já na hora do almoço foram vistos, por outro belisarense que merece respeito, na estrada para Itamuri, próximo à encruzilhada da propriedade de Jesus Calais. A polícia de Muriaé foi avisada e mandou uma viatura acompanhando o ônibus, pois havia a suspeita de que eles pretendiam fazer um assalto.
Corre um boato em Belisário de que dois foram presos na vizinha Varginha, Distrito de Miradouro. Não estamos certos disso.
Estou tentando falar com Bruno, Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Belisário, para ver se o tema foi tratado na reunião que aconteceu ontem. Em dezembro o Conselho aprovou a mobilização da população para uma ato público na Praça da Matriz, protestando contra a falta de resposta ao nosso pedido de policiamento. A pedido de Vandim, adiamos essa manifestação. É que, de fato, nas reuniões que ele teve, das quais eu também participei, com o Comando da PM em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Muriaé, havia a promessa de solução do caso tão logo terminasse o curso de formação de sargentos, para que um deles fosse lotado em belisário. Concordamos com Vandim que seria ético esperar. Ele se comprometeu de também participar e apoiar atos de protesto a partir dessa data se não houvesse solução. Acho que chegou a hora de botarmos o nosso bloco na rua.

Comentários

  1. Nós do distrito temos a infeliz sorte de ter que esperar a bos vontade do policiamento de Rosário da Limeira,que até agora não apareceu.Eram 10 horas da manhã quando os comércios fecharam e avisaram o destacamento de Limeira;onze horas esses suspeitos vieram até ao distrito e ficaram na porta do banco,desceram e ficaram na estrada até mais ou menos meio dia e meia,foi quando tentamos falar com os policiais de Limeira e ninguém atendeu o telefone(isso acontece quase todas as vezes que tentamos falar com eles).Como funciona essa tal denuncia anônima se não temos como falar no destacamento de Limeira?Quem vai nos socorrer?

    ResponderExcluir
  2. Belisarenses indginados com a situação8 de fevereiro de 2012 às 17:02

    ...Pois é, a situação esta cada vez pior.
    Os comerciantes(nem todos), banco, escolas, etc, estão tendo que fechar sua portas para evitar que o roubo aconteça! A que ponto o nosso pacato e tranquilo Belisário chegou???
    Realmente o/a Belisariense tem razão, o destacamento de Limeira NUNCA CHEGA em tempo ágil em Belisário (parece que não querem pegar os pilantras, pois todas as vezes que isto vem acontecendo, eles fogem sentido norte de Belisário, e os PMs vem SEMPRE pelo sentido sul de Belsiário, sabendo que a fulga sempre ocorre sentido norte, porque será que eles(PMs) não vem sentido norte, por onde eles fugiram?? Será que estão com medo de pôr a mão neles??).
    Estamos a 35 Km da sede do Município Muriaé, 10 Km do Município Rosário da Limeira, "quando conseguimos" falar com tal destacamento, eles demoram mais ou menos 1/2 hora para nos atender. Nesse meio tempo, os vagabundos já viraram a serra do Brigadeiro que dá acesso a Ervália, Carreço, Canaã, Bom Jesus do Madeiro, etc...
    Esses maus elementos devem dessas regiões!!!
    Será que essa dica pode ajudar em algum rastreamento, varredura, etc??? rsrsrs

    "Ainda bem que DEUS é e estar por nós..."

    ResponderExcluir
  3. Realmente, nunca vimos coisa igual. Estamos com medo de tudo, pois isso não é esperado aqui. Não
    sabemos como agir, trancados em casa. Quem precisa muito é que está saindo à rua, hoje. O silêncio também indica ruas desertas, sem carros, nem as ruidosas motos,nem crianças brincando. Cavaleiros tb/ não. A paisagem mudou, perdemos o chão, sumiu aquele nosso Belisário hoje. Tudo por causa de malfeitores ou gente intoxicada por drogas. Como no provérbio árabe, perguntamos: "Que bem lhes fizemos para nos quererem tão mal"? Por medo da estrada,num taxi,
    cancelei minha viagem a Miradouro, para o velório de Wilson, do meu tio Joãozinho. Mas estou chorando, por você ter morrido, primo; e pelas covardes ameaças que estamos sofrendo por aqui. Perdoem-me. Nina

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. A PM de Miradouro prendeu (01) dos Autores, que por sinal estava em uma moto roubada em 07/02/2012.Esse VERME tem diversas passagens criminais por furto/roubo e inclusive deixou a cadeia a cerca de 15 dias. Moral da História, a culpa não é da PM e sim das Leis ridículas que tem nesse PAÍS da DEMOCRACIA.ah!!!!!!! sabem o que vai acontecer com ele? amanhã 09/02/2012 estará na RUA.

    ASS: PM de Miradouro.

    ResponderExcluir
  6. PM de Miradouro,me esclarece por favor.Mesmo esse VERME estando em moto roubada e tendo antecedentes criminais,ele não fica preso?

    ResponderExcluir
  7. Meu deus , o que está havendo por ai , acho que já passou da hora de todos tomarem uma providencia, enquanto todos ficarem esperando a boa vontade de colocar policia ai , minguem vai fazer nada precisam se juntarem para resolver esse problema , só assim vão consegui , tem que fazer manifetações sim , o que estão esperando o pior acontecer , ai já será tarde de mais.
    Isso e um absurdo , todos temos direito a segurança ,perante a lei.Não fiquem de braços cruzados , vão atrás dos seus direitos , isso nunca aconteceu ,esse lugar sempre foi uma tranquilidade , quando morava ai não tinha isso , fico muito triste quando venho até aqui ver as noticias e mim deparo com essa realidade , as vezes mem consigo acreditar no que estou lendo.....

    ResponderExcluir
  8. Pelo visto, muita gente não viu no silvanalves o ofício enviado por nosso vereador Vandinho ao comandante PM, no
    dia 07 último. Copiamos aqui o inteiro teor que permanece exposto no quadro de aviso do GAB, para quem desejar ver.
    O texto da correspondência é bem reivindicativo e interpreta a indignação do povo pela falta de policiamento no distrito.
    Quer dizer, estamos fazendo o que é prudente fazer, não é, Cléber?
    Ao : TENENTE CEL. MARCO ANTÔNIO SOUZA RODRIGUES – COMANDANTE DO 47° BATALHÃO DA POLICIA MILITAR DE MURIAÉ - Assunto: Solicitação/Faz

    “Com a minha cordial visita, na qualidade de Presidente desta Casa Legislativa, venho através deste reiterar os vários pedidos de solução para o problema da falta de policiamento no Distrito de Belisário, o que causa insegurança aos moradores e transmite a sensação de impunidade aos infratores. Há que se ressaltar a indignação da população pela falta de providências efetivas e definitivas que venham colocar fim nos recorrentes atos de vandalismos, badernas, uso e trafico de drogas, principalmente nos finais de semanas e, como se não bastasse; roubos, inclusive a mão armada nas casas e estabelecimentos comerciais, como o ocorrido hoje na Creditag – Cooperativa de Credito de Belisário. O que se tem observado é um patrulhamento de caráter paliativo e não permanente que não transmite segurança visto que, a permanência deste no Distrito é por um tempo muito pequeno. Diante disso, não nos resta outra alternativa senão o pleito por um policiamento de caráter ostensivo, com sede no Distrito, para que possa levar tranqüilidade aos moradores e turistas que, em função da distância de Muriaé, se vê na necessidade de usarem o comércio e o banco da localidade”. Atenciosamente, Vander Gonçalves de Oliveira.

    Abraço, Nina

    ResponderExcluir
  9. Dona Nina,sinto muito se a senhora está iludida com mais essa promessa do vereador.Nós estamos desanimados com tanta promessa,queremos ver resultados.Espero que essa reivindicação ser atendida.

    ResponderExcluir
  10. È isso ai resultado que e bom nada, Até quando isso vai continuar!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês