ALGUNS COMPARATIVOS

A viagem ainda pode render algumas postagens. Fora da terrinha, é o que sobra prá gente falar.
Como morei em muitas cidades, estados foram quatro, e cidades agora com Belisário são dez, tenho o costume de reparar e comparar comportamentos. Pelo que vi na Flórida, não podendo estender para todos os Estados Unidos, um país enorme e de múltiplas faces, como o Brasil, faço as seguintes ponderações:
1. A inclusão social lá não é nítida. Não há a presença marcante de negros nos restaurantes, hotéis, parques, ... na sociedade.
2. É nítida a participação da terceira idade na força de trabalho. Nos parques que visitamos, ela é a maioria disparada. Não há aquela ditadura da beleza nessa área, como no Brasil, onde atendentes são obrigatoriamente novas, bonitas, maquiadas ... É comum comissárias de bordo com mais de 40 anos e não tão "empetecadas".
3. A obesidade, como já falamos, é algo gritante. Muita gente até com sérias dificuldades de se deslocarem. Isso a gente vê a toda a hora.
4. Um dos possíveis motivos do baixo preço das coisas, além dos baixos impostos, está ligado, certamente, ao fato de que lá se faz a mesma coisa, e muitas vezes com melhor qualidade, com menos mão de obra. A mecanização é maior e o desenvolvimento tecnológico incomparável. Isso é ajudado pelo fato do povo ter um nível maior de educação. Não há necessidade de tanta gente fazendo segurança nos comércios, não se joga lixo nas ruas, os carrinhos de supermercados, aeroportos ... e restos de alimentação sobre as casas de fast food ... são retirados e guardados pelos próprios clientes.

A gente precisa viajar para ver que precisa melhorar em muitas coisas. Numa nós ganhamos em muito. Somos bem mais carinhosos no atendimento.

Comentários

Posts mais visitados do último mês