EU NÃO SOU SUPERSTICIOSO ! NÃO SOU SUPERSTICIOSO! NÃO SOU SUPERSTICIOSO!

Realmente não sou! Repito isso sempre tês vezes, para dar sorte.
E hoje o bicho pega. Sexta-feira 13, de ano bissexto.
Vamos saber de onde vem essa história?

Sexta-feira 13

"A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos."

http://noticias.universia.com.br

Ano Bissexto

"O ano bissexto existe para corrigir a diferença entre o calendário convencional Gregoriano de 365 dias e o tempo que a Terra demora a dar a volta ao Sol: 365 dias e 6 horas. De quatro em quatro anos, as seis horas extra de cada ano compõem um dia que é adicionado ao final de Fevereiro. Por isso, nos anos bissextos Fevereiro tem 29 dias em vez dos habituais 28. Já no tempo da civilização Maia, que viveu há 3000 anos e tinha conhecimentos profundos de astronomia, havia um calendário composto por 13 luas de 28 dias e um dia extra chamado “dia fora do tempo”.

É natural que haja superstições e factos curiosos associados ao dia 29 de Fevereiro e ao ano. Há quem acredite que é um ano de sorte e que tudo que iniciarmos no dia 29 de Fevereiro terá bons resultados. Por outro lado, os Gregos acreditam que casar num ano bissexto dá azar.

A tradição mais forte ligada a este acontecimento vem da Irlanda, onde no séc. V Sta. Brígida se queixou a S. Patrício de que as mulheres tinham que esperar demasiado tempo para os homens as pedirem em casamento. Para remediar a situação, S. Patrício resolveu que no dia 29 de Fevereiro os costumes seriam invertidos, sendo as mulheres a pedir os homens em casamento."

Dessa forma, minha filha, se ele está lhe enrolando, tome a iniciativa no próximo dia 29 de fevereiro. Compre as alianças, reúna a família e marque você o casamento. Fale com a gente para divulgarmos no blog.

Feliz dia do azar!



Comentários

  1. É meu amigo sexta feira 13 é dia de azar, hj vou jogar na mega sena!!
    kk

    ResponderExcluir
  2. Dia 29 de Fevereiro... Gostei da idéia! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Muito bem; gostei !]
    Mas...
    se eu tivesse nascido em um 29 de fevereiro, faria aniversário de quatro em quatro anos, estaria hoje com quase 22 aninhos, linda idade para me casar, não é verdade?
    Como nasci em um dia 8, acho mais interessante. O oito, na horizontal, significa infinito. De cabeça para baixo dá no mesmo, tanto faz. E,
    oito, rima com biscoito. Bacana, né?

    ResponderExcluir
  4. Beleza! Dia 29 de fevereiro próximo Leida estará pedindo Robertinho em casamento, como comentou acima.
    Ela já comprou as alianças.
    Uma grande festa com cerveja, churrasquinho e frango assado acontecerá na frente do Supermercado.

    Cléber Paradela

    ResponderExcluir
  5. Esta combinação da morte de Jesus e o número de apóstolos com o 13 está que nem as combinações do Zagallo com o 13!

    A propósito, para esclarecer a matéria, Sexta-feira em inglês é Friday. Assim fica mais fácil entender a associação com o nome da tal deusa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês