RETROSPECTIVA 2011 I PARTE I

Por uma sugestão de Mirian vamos fazer uma retrospectiva dos principais fatos acontecidos em Belisário durante 2011 e publicados aqui no blog. Faremos isso em duas etapas

JANEIRO:
Dia 9 - ENCERRAMENTO DO CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL
Foi sensacional o encerramento do Campeonato de Integração de Belisário. Muito bem preparado, o campo estava muito cheio. Certamente que foi recorde de público em relação aos últimos anos. A equipe do Serrote bateu no Juventus por 4 x 1no último jogo, sagrando-se campeã.


Dia 8 - A ONG GAIA INICIA O SEU TRABALHO EM BELISÁRIO
Aconteceu hoje, terça-feira a primeira reunião entre equipe do GAIA e representantes de comunidade belisarense.
A reunião contou com a presença de cerca de 50 participantes e teve o objetivo de apresentar o projeto Ecos da Mata, do GAIA, com a pretensão de auxiliar ações de desenvolvimento do turismo rural no entorno da Serra do Brigadeiro.

Dia12- QUANTOS SOMOS ?
Recebemos de Alexson os seguintes dados, resultado do último censo realizado em 2010 pelo IBGE.
Ficamos surpresos em constatar que Muriaé, com 100.861 habitantes, é a vigésima oitava cidade de Minas, em termos de população, ficando atrás de Ubá, com 101.466. Em termos de arrecadação já sabia que havia sido ultrapassada.
Habitantes
BELISÁRIO -Setor Urbano 1.024
BELISÁRIO - Setor rural 1.291
BELISÁRIO - Total 2.315
VERMELHO 2.548
BOA FAMÍLIA 2.416
PIRAPANEMA 1.406
ITAMURI 1.756
BOM JESUS 1.354

Dia 29 - PROTEÇÃO DE NASCENTE EM BELISÁRIO
A bela bica que jorra durante o ano inteiro, próximo à Cachoeira do Naor, foi alvo de um projeto lançado pelo Professor e ambientalista Renato Sigiliano, que teve o apoio do IEF, EMATER, GAB e alguns comerciantes de Muriaé, no sentido de ter o seu entorno reflorestado, para mantê-la viva.
Houve a ampla aceitação do projeto por parte do casal José Maria e Maria Elza Carneiro, proprietários do sítio.

FEVEREIRO
Dia 3 – COMEÇA O CARNABELI ANTIGO 2011

O CARNABELI foi aberto na sexta-feira, dia 3 de fevereiro com o bloco da Escola Estadual. O evento aconteceu debaixo de muita chuva, impedindo desfiles na rua. O jeito foi partir para o carnaval de salão, no GAB. Ficou muito bom!

Dia 3 - CORINTHIANS PERDE PARA O TOLIMA E ESTÁ FORA DA LIBERTADORES 2011.
Coisa normal p Curingão se estrepar na Libertadores

MARÇO
Dia 23 - REUNIÃO COM A MINERADORA
Aconteceu em Belisário uma reunião da comunidade com a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio. Há muita ansiedade por aqui em relação às pretensões da empresa com a exploração de bauxita na região.

ABRIL

Dia 30 – COMEÇA A 12ª CAVALGADA DE BELISÁRIO
O evento teve a sua abertura nessa data, com a troca de faixa da Rainha. Poliana deixa o título para Bruna, que estava muito bonita.
O distrito teve um dia muito agitado. Carros, charretes e cavalos chegando a todo instante.
À noite a quadra da Escola Estadual estava lotada.

MAIO
Dia 1 - ACONTECEU A CAVALGADA DE BELISÁRIO
O comentário é geral: a 12ª Cavalgada de Belisário foi excelente ! Foi batido o recorde de participação. Mais de 500 cavalos, charretes, carros, motos. Veio gente de Belo Horizonte, Laje do Muriaé-RJ, com um grupo de 25 pessoas, com cavalos e charretes.Também Muriaé, Miradouro e suas diversas comunidades, Tombos, Fervedouro, Visconde do Rio Branco, São João do Glória, São Pedro do Glória, Vieiras, Rosário da Limeira, São Domingos, Babilônia ...
O percurso na direção de Limeira, retornando por S. Domingos, agradou a muitos.

Dia 16 - ÔNIBUS NÃO DESCE POR FALTA DE FREIOS
Nesse mês muitas ocorrências negativas envolvendo os ônibus que fazem a linha de Belisário. Lideranças locais se posicionaram e apresentaram denúncia ao Ministério Público Estadual, sugerindo a este a abertura de um Inquérito Civil Público. A representação foi apresentada na 6ª Promotoria, que determinou a instauração de Notícia de Fato, que recebeu o número MPMG-0439.11.000109-6 e foi encaminhada para a 5ª Promotoria de Justiça e Defesa do Cidadão da Comarca de Muriaé.
O Sr. Promotor nunca se dignou a dar um retorno à comunidade, por duas vezes tentamos falar com essa figura, sem lograrmos êxito, e não sabemos através de quais caminhos, a situação melhorou, principalmente depois que um ato de vandalismo destruiu um dos ônibus da Empresa São Cristóvão.


JUNHO
Dia 2 - CREDITAG É ASSALTADA EM BELISÁRIO

O fato aconteceu, por volta das 12 h e 30 minutos, quando uma moto parou na frente da agência bancária da CREDITAG, em Belisário. Um homem se dirigiu ao funcionário, perguntando-lhe como fazer para abrir uma conta. Imediatamente saltou sobre o balcão e em poucos minutos recolheu o dinheiro, cerca de 11 mil reais.


Dia 5 - ELEIÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL
Aconteceu a eleição da nova diretoria da nossa Escola Estadual. José Antônio e Lenir foram eleitos como diretores e vice, por 251 votos a favor e somente 1 contrário. A Escola tem uma importância fundamental para o distrito. Ali formamos pessoas e uma boa diretoria é fundamental para que isso aconteça de forma eficaz.Até a presente data a nova direção não foi empossada. Coisas do setor público.


Dia 14 - BELISÁRIO PERDE DONA IOLANDA
Com muito pesar o nosso blog anunciou o falecimento de D. Iolanda Gonçalves.
Ex vereadora, e considerada por muitos como a melhor diretora que passou pela nossa Escola Estadual, D. Iolanda foi uma pessoa muito envolvida na comunidade, na vida de sua Igreja Católica, e grande colaboradora nos eventos e iniciativas que aqui aconteceram.

Dia 20 - AFRÂNIO! AFRÂNIO ! AFRÂNIO!
Outro golpe para todos nós belisarenses. Perdemos o jovem Afrânio, uma pessoa queridíssima e um grande craque de futebol. Foi muito triste!

Dia 24 – CORPUS CHRISTI
A comunidade católica se mobilizou mais uma vez para enfeitar a nossa praça e o templo, para as comemorações dessa data.

Dia25 - O SÃO JOÃO DE BELISÁRIO
Foi sensacional a comemoração de São João, com uma animadíssima quadrilha organizada pela professora Simone. A festa entrou para o calendário local. Deverá acontecer sempre na sexta posterior à quinta feira, feriado de Corpus Christi. A minha família compareceu em peso

Dia 16 - NOITE DE CALDOS, VINHOS & QUEIJOS
Todos os envolvidos na organização da NOITE DE CALDOS, VINHOS & QUEIJOS EM BELISÁRIO ficaram super satisfeitos com a qualidade do evento, Tudo saiu como planejado. Um número razoável de pessoas fez reserva e não compareceu. Isso não é legal para a organização. Mas a festa foi muito boa. Valeu a pena!

Dia 17 – CANTO LÍRICO NA IGREJA MATRIZ
A programação fez parte do Projeto GASTRONOMIA NA SERRA, INICIADO COM O Vinhos & Queijos.
Foi uma manhã maravilhosa! A grande maioria presente jamais teve a oportunidade de participar de uma programação musical tão bonita como o que foi apresentada.
Os fortes aplausos da plateia comprovaram isso. Tanto da Camerata de Sopros de Muriahé como aos músicos Omar (flauta), Tibor Fitel (piano) e Geraldo Mathias, 1º tenor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Dia 24 - ACONTECEU A ROMARIA
Belisário viveu um domingo bastante movimentado em função da 7ª ROMARIA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA RURAL, que este ano aconteceu aqui em nosso distrito.
A chuva que caiu no sábado atrapalhou a vinda de um número maior de visitantes e trouxe alguma dificuldade para os organizadores do evento.
De qualquer forma todos ficaram felizes com os resultados obtidos. O evento foi bem organizado e rico em suas mensagens de valorização desses batalhadores que lutam para que haja fartura na mesa de todos e de conscientização para a preservação dessas dádivas de Deus: a terra e a água.

Comentários

Posts mais visitados do último mês