AINDA SOBRE O NATAL

ESTE EU VOU CELEBRAR

O natal que eu gostaria de celebrar é aquele em que as pessoas são acolhidas independente da fé que professam, da tendência religiosa que vivenciam, da compreensão teológica que tenham, das doutrinas que professem, pois natal é estar com os outros que são diferentes de mim.
O natal que eu desejo celebrar é aquele em que o Evangelho de Cristo não é motivo de paranoia, de divisões, de esquizofrenias teológicas e doutrinárias, tampouco mercadoria nas mãos de mercadores da fé e exploradores da boa índole das pessoas.
O natal que eu sonho celebrar, sabendo que é um sonho utópico, é aquele em que a paz não é apenas uma palavra, mas sim um ato que nos leva ao encontro dos outros para oferecer o que temos para que os outros vivam em paz.
O natal que eu espero um dia celebrar é aquele em que possa saber que há pessoas que pensam diferente de mim, mas que não são meus adversários e não me tratam como adversário, porque ninguém tem a verdade e ninguém é insubstituível na perspectiva do Reino de Deus, para o qual Jesus nasceu com o intuito de inaugurá-lo entre homens e mulheres.
O natal que eu quero celebrar é o do contraditório, pois no contraditório está o equilíbrio e o caminho para que erremos menos e acertemos mais, como seguidores do Reino de Deus. O contraditório confronta, mas equilibra e integra. Talvez tenha sido por isso que o menino nasceu na manjedoura e não no templo ou no palácio.
O natal que eu estou pronto a celebrar é o da singeleza de coração. Alguém me acompanha?

Rev. Josué Adam Lazier
Bispo Emérito da Igreja Metodista

Comentários

  1. Achei muito interessante a reflexão do Rev.
    Josue Adam Lazier. Poucas pessoas encontram coragem para enfrentar os enigmas religiosos.
    Pergunto: por que será que Jesús não nasceu num palácio e nós todos também? Não seria muito melhor? Se Deus tem tanto poder, por que não conserta o que está errado, assim como a Ciência, a Tecnologia e a Educação têm feito? Será que tem que ser obra do homem e num processo muito lento, a custa de muitos mártires? Muito difícil compreender Deus...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês