CACTUS OU MANDACARU ?

Durante o dia o vizinho Lourenço me chamou para fotografar um belo pé de cactus em seu quintal. À noite, a seu convite, voltamos lá. A planta havia aberto ainda mais. Realmente muito bonita as suas flores.
Nos últimos anos passei a chamar de mandacaru, nome dado lá no nordeste. No wikipedia achei matéria sobre mandacaru e pouca teoria sobre cactus. Somente fotos. Pelo visto mandacaru é da família dos cactus.
Com a palavra os técnicos do embelisariomg.
Clique nas fotos.



Veja o que diz o www.wikipedia.org

"O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.

Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.

As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30cm de comprimento. Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. Seu fruto tem uma cor violeta forte. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa, servindo de alimento para diversas aves típicas da caatinga, como a gralha-cancã e o periquito-da-caatinga."

Comentários

Posts mais visitados do último mês