CENAS DA VIDA RURAL

O processo de adoção não á algo muito complicado na vida animal. Acompanhamos o amigo "Tão" forçando a aceitação por parte de uma vaca, de um bezerro órfão.
Na primeira foto, tudo bem, já na segunda, nem tanto. Ela já está armando um coice. As outras duas vacas também ajudam o aleitamento do filhote. No final há uma adoção compartilhada.
Vimos outro dia no sítio de "Tuti" uma situação diferente. Um bezerro morreu logo após o nascimento e a vaca precisava ser desleitada. O couro desse bezerro foi retirado e era vestido num segundo bezerro que perdera a mãe para que ele pudesse mamar e não deixar as tetas da mãe adotiva sujeitas à inflamação pelo empedramento do leite. O processo deu certo. Enganada, a vaca aceitava o órfão como se fosse a sua cria.
Estou aguardando notícias de um caso lá no fundão, onde o filho de nossa ajudante colocou um ovo de siriema para a galinha chocar. Estou curioso para ver a cara do galo quando a ave disparar a crescer e o galo ver seu filho com aquelas pernas longas... Vai cobrar explicações da inocente galinha, que aliás já carrega esse nome que não ajuda nessas horas.
Prá quem não conhece uma siriema, abaixo uma foto. Tá virando praga por aqui.

Já a adoção entre os humanos não é algo fácil, embora haja muito mais casais pretendentes do que crianças à espera de adoção. Além da questão de muita escolha pelos adotantes, há a lentidão por parte da justiça, o que já vem preocupando o Conselho Nacional de Justiça Há também um conceito errado, a meu ver, por parte de alguns juízes, de excesso de proteção dos interesses de pais de sangue, em detrimento, muitas vezes, da segurança e bem estar do menor desassistido.
Em Muriaé, por exemplo, segundo me foi dito por uma pessoa com ligação com a área social na cidade, foram pouquíssimos os processos de adoção concluídos nos últimos anos, por resistências por parte da justiça. É uma pena, sabendo-se que são muitas as crianças que estão sujeitas a risco, em situação de desamparo.

Comentários

  1. Se o galo aprontar, azar dele. Chega de machismo, a galinha vai "ciscar" noutro terreiro e, criar a sua ninhada "hétero" como boa mãesona que é. E podendo namorar à vontade, pois terreiro é que não falta por aqui. Felizmente,também não há escassez de galos.

    ResponderExcluir
  2. os galos nao esta com nada quem manda no terrero e as ganhias ja foi a epoca dos galos mandar agora quem manda e as femeas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês