UM DIA A CASA CAI

A noite foi muito mal dormida. A ansiedade é sempre acrescida pelos ruidos silênciosos da madrugada. Levantar, andar, esquecer...




Não é fácil esquecer. Ela estava agendada já há várias semanas. Duas e meia da tarde de segunda-feira.




Nunca o percurso de 35 quilômetros entre Belisário e Muriaé foi tão penoso. A linda paisagem vista do topo da serras de outrora, hoje se apresentava sem graça. Sem vida. Pelo retrovisor da caminhonete o gado, os rios, as pessoas...tudo muito confuso.




O saguão do Edifício Prata se apresentava gélido. O mármore branco reforçava um clima mórbido.




O elevador não chega nunca. Subir 7 andares pela escada certamente que não seria uma boa idéia. Não era mais um garoto que estava ali para esse momento tão difícil.




A secretária foi simpática e compreensiva, no apontamento dos dados. Isso me passava certa confiança, embora não tinha certeza se um certo sorriso que às vezes ela deixava escapar era fruto de piedade ou mesmo de escárnio, enquanto fazia a minha ficha. Afinal ela mais do que ninguém sabia o que poderia acontecer por detrás daquela porta cujo acesso ela rigidamente controlava.


Sr. Cléber de Oliveira Paradela pode entrar! Exclamou ela, para que o meu desespero aumentasse. Voltar dali? Desistir? Não. Não dá! Era preciso enfrentar.


A sala me parecia uma ate-sala de UTI. O médico se apresentou simpático me pedindo para assentar. Enquanto fazia as suas anotações olhava tudo. Os equipamentos, os quadros na parede, as cores frias, a sobriedade de tudo... Um quadro de bela mulher podia ser visto sobre a sua mesa. Certamente que era a sua esposa. Um raio cortou o meu peito e eu me lembrei da minha.


O médico sentia a minha ansiedade e assim passou a me tranqüilizar. Passamos a falar de banalidades, dos programas feitos no fim de semana... Uma música suave foi colocada. A agradável voz de Elis Regina encheu o ambiente. “ são dois pra lá, dois pra cá...”


Tudo isso foi me dando certa tranqüilidade que se transformou em relaxamento quando médico e paciente passaram a sorver uma taça de vinho.


O clima estava adequado para que tudo fosse consumado. Não havia mais o que temer. A confiança entre as partes estava sedimentada.


O início do exame parecia terrível. Só parecia. Aos poucos perfeitamente suportável e quem sabe...


Roupas novamente em seus lugares e a notícia. A minha próstata estava perfeitamente normal. Agora é voltar pra casa e voltar pra mesma vida, se possível.


Todo aquele cenário negativo agora se mostrava lindo e colorido, exceto a foto da esposa que agora parecia mais uma perua mocreia.


A despedida do médico foi algo muito expressivo. Quem sabe um retorno na próxima semana, para confirmação dos resultados, levando alguns docinhos da serra para aquele forte homem de branco.

Comentários

  1. Cleber

    Chorei de rir com sua crônica. Muito legal. Já passei por isso e quase me apaixonei pelo "forte homem de branco",

    Luiz Carlos - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Eu quase chorei...fiquei com o coração apertado ate chegar o final e entender q nao passava do bom e velho medo de medico que os homens tem... que bom que foi so isso...

    ResponderExcluir
  3. Clebér vc é um escritor NATO, Adorei kkkkk

    P.s. Você escreve bem pra caramba. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. éé meu amigo cleber esta estória da p/ escrever um gibi!!!
    que pena vou ser obrigado a ver o danado do homem de branco,mas vai demorar!!
    kkkkkkkkkkk,,,

    silvan vital

    ResponderExcluir
  5. Atenção: exame preventivo é anal, digo anual, e não semanal!

    André

    ResponderExcluir
  6. CORAJOSO VOCÊ MEU AMIGO !!
    ACHO QUE VOU PREFERIR FAZER DEPOIS DOS 90 ANOS , ATÉ LA DEVO ESTA COM MAIS CORAGEM .HAHAHAH
    VOCÊ É O CARA ...
    ÉDER MOREIRA

    ResponderExcluir
  7. colê cabeça,vc tá querendo é fzr antes do natal de 2011,,
    kkkkk.
    estamos brincando + é sério!!

    silvan vital,,,,

    ResponderExcluir
  8. Aos 82 anos, acho tudo muito natural. Os homens bem que poderiam cuidar melhor da saúde. Inclusive poderiam ser mais cautelosos no se alimentar, no evitar os perigos, como drogas, bebedeiras, noites mal dormidas, abusos nas estradas, etc. Estamos perdendo preciosas vidas, sem terem vivido o melhor que é sempre o dia de hoje. Porque o passado é inexorável e o futuro incógnito. Vivamos o presente com inteligência.
    A vida é um banquete, dizia o grande filósofo
    grego, Platão... Esclareço: banquete, dá direito ainda a bom vinho e sobremesa, É só saborear em todos os sentidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês