PROJETO DE LEITURA NA ESCOLA

Recebi um convite para assistir ao lançamento de um projeto de leitura, na nossa Escola Estadual Pedro Vicente. Convite irrecusável. Tenho a maior preocupação com a falta de leitura por parte das pessoas, o que tem gerado concluintes de Ensino Médio praticamente analfabetos, gerando universitário que simplesmente não conseguem expressar uma linha de pensamento em seus textos.
Na chegada vi 2 guris de 7 anos fazendo a leitura no quadro. Achei super legal a cena e entrei na sala para bater um papo com a meninada.
Para quem não sabe, minhas atividades últimas em Salvador, antes de me aposentar, eram na área de educação, acumulando o cargo de secretário executivo de uma fundação com o de diretor de uma das mantidas, o tradicional Colégio 2 de Julho. Tenho paixão por escola. (clique nas fotos)
A Professora Elizabeth (esquerda) é coordenadora da biblioteca e responsável por esse projeto, que pretende despertar o gosto pela leitura na vida dos estudantes. Segundo ela um dos grupos vai se dedicar à leitura do livro FELPO FILVA, de Eva Furnari. Hoje foi somente a apresentação do que se pretende.
A autora tem vários outros livros publicados, sendo muito premiada por isso (veja no final)
Os alunos montaram esse painel...

Um destaque para a já esquecida máquina de escrever, muito usada no passado por muitos autores.

Manter a garotada em silêncio não é uma tarefa fácil.


Professores presentes ao ato...

No final um suco com pipoca.
Veja um pouco sobre a autora:

"Eva Furnari veio com sua família para o Brasil em 1950, quando Eva dois anos. Cresceu na nova pátria, formando-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, e a partir de 1976 dedicou-se inicialmente a livros com ilustrações, sem texto.

Colaborando com a Folhinha, suplemento infantil do jornal paulistano Folha de S. Paulo, criou sua personagem mais famosa: a Bruxinha.

Como autora infanto-juvenil e como ilustradora recebeu o Prêmio Jabuti , nos anos de 1986, 1991, 1993, 1995, 1998 e 2006.

Em 2002 foi escolhida para ilustrar a reedição de seis livros da obra infantil de Érico Veríssimo.

A obra de Furnari, composta essencialmente de pequenos livros, é uma das mais profícuas na Literatura infantil brasileira atual.

Fonte: www.wikipedia.org

Comentários

Posts mais visitados do último mês