ECOS DA MATA AVANÇA

O Programa Ecos da Mata, que vem promovendo uma boa discussão em torno do desenvolvimento regional sustentável nos municípios que estão e os que virão a ser abrangidos pela exploração de bauxita, pelo Grupo Votorantim, com grande aceitação pelos que dele participam em níveis diversos, iniciou ontem uma nova etapa no nosso distrito de Belisário.
Pessoas que tem negócios ou que já foram iniciados nesse processo de desenvolvimento através de outros projetos se interessaram em participar dessa nova fase, onde receberão assessoria para montarem um "plano de negócios".
Nesse primeiro contato receberam conceitos sobre empresa: a sua montagem, sua identidade, marca, seus produtos, concorrência, demanda , qualificação de empregados, de fornecedores.
Aprenderam que se estabelece uma META a partir do conceito:
M - Medida
E - Específica
T - Tempo
A- Atingível

E ainda o conceito dos 4Qs + POC
1. O q
2. Quando?
3. Quem ?
4. Quanto custa

Porquê ?
Onde?
Como?

Foi mesmo uma aula de gestão empresarial numa linguagem simples. Pois é, às vezes a gente pensa que essa turma simples não é capaz de receber conceitos acadêmicos ...

O instrutor é o Engenheiro Agrônomo e especialista em turismo rural Diego Mendes, ex-consultor do SEBRAE.
No dia 21 próximo ele estará durante todo o dia recebendo cada participante de forma individualizada, para conhecer melhor o negócio de cada um e passar a acompanhá-lo por um período, inclusive com visitas in loco.
O projeto se encerra em dezembro.

Comentários

  1. Show! Agora sim, gostei de ver uma ação prática e complementar ao que já vem sendo feito no turismo do setor sul do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Parabéns GAIA! Abraços, Gustavo Toledo - OSCIP Iracambi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês