D. MARIA TURCA COMEMORA FELIZ OS SEUS 80 ANOS

Maria Alves da Silva, mais conhecida como Maria Turca, gosta de contar sua vida e os familiares vão se juntando para escutá-la, em sua casa, à mesa da cozinhona.
Sempre sorridente, ao lado da irmã, Olinda, vai discorrendo sobre o passado. Diz que nasceu em 27-06-1931, perto da propriedade de Sebastião Coelho, no Itajuru, Belisário, onde também era sitiante seu pai, Secundino da Silva Amaral, casado com Mª do Rosário Alves, de Itamury.
Perdeu a mãe com l6 anos e teve que ajudar a criar os irmãos, inicialmente dez mas só vingaram quatro. Tempos de muitas dificuldades, doenças e falecimentos.
Veio para a sede de Belisário. Aqui conheceu o jovem José Felipe da Silva que viera do Rio de Janeiro com os pais, João Felipe da Silva e Candinha, todos com o apelido de “ turco”, dada a origem árabe do pai de João.
Com a bênção do legendário Pe. Américo, casaram-se Maria e José, passando a morar na propriedade do sogro, onde vive até hoje, na rua principal de Belisário.
Os filhos começaram a nascer, sete ao todo. As dificuldades eram muitas: trabalhou muito em serviços domésticos para ajudar ao marido, sempre em casas de gente abastada, pois aprendia muito no fazer faxina, lavar, engomar, cozinhar, colocar a mesa, etc. Foi também acompanhante de enfermos. Ganhava muito pouco, mas gostava porque era gente muito boa e ela era muito considerada e bem tratada.
Nem todos os filhos hoje moram em Belisário: Mª do Carmo (Macaé, RJ), Marli (Muriaé), Silvério (Belisário),Silvan(Muriaé),Sidney(Belisário),Vicente (Muriaé) e Silvana (Belisário).
Sobre o filho Silvan, hoje o grande jornalista de nossa região, o fenômeno Silvan Alves, contou o seguinte: aos 16 anos êle foi com uma família daqui para BH, para trabalhar e estudar contabilidade e inglês. Esforçou-se muito lá e ficou uns dez anos. Mas não foi fácil. Por fim, contraiu doença pulmonar e teve que vir para tratamento em Juiz de Fora. Internado, tuberculoso, todos cuidaram dele, muito apreensivos. Passada a doença,
Silvan concordou ficar com a família em Belisário. Também, aqui tinha a namorada, Aline, com quem se casou mais tarde e tem o filho Felipe.
Falando sobre netos: William (in memoriam), Ramon, Rosália, Rosângela, Jéssica, Jamile, Ezequiel, Rinara, Felipe, Ivânia, Isadora e Rafael. E bisnetos : Iara, José Luiz, João Pedro, Ketlin, Brenda, Ana Beatriz, Ramonzinho, Ruan, João Victor, Lorrane,José Felipe, Thaiago e Eduardo.
É impressionante o carinho pela família e o gosto em relembrar todo o passado. Dª Maria, hoje viúva, goza da pensão do marido, que trabalhou
33 anos pela Prefeitura, cuidando do Cemitério de Belisário. Era também
Pessoa de muito respeito e compromisso com o trabalho.
Parabéns, Dª Maria pelos seus 80 anos e também pela bravura com que foram vividos.
(Matéria feita por Nina Campos)
A aniversariante com o seu bisnte mais novo.

Essa é a 4ª geração.
O almoço típico da zoina rural, com muita fartura. Silvan Alves pacientemente espera a sua vez na fila.
A citada irmã Olinda, de blusa verde.

Comentários

  1. Dona Nina e Cleber Paradella, muito obrigado pelo carinho para com nossa humilde família, mas que tem uma boa história. Meus pais, gente simples, mas muito conhecida em Belisário. Estamos vencendo com trabalho. A data de hoje é mesmo especial, minha querida mãe chega aos 80 muito bem graças a Deus, poucas vezes foi parar no hospital. O almoço da Valdete estava delicioso, a presença dos parentes foi muito importante e a de vocês belisarenses nos honrou muito. Tudo foi importante, assim como acho as boas coisas que envolvem Belisário. Parabéns pela reportagem. É isso que temos que valorizar, acho que é um papel importante da imprensa. Tento fazer no meu site também com várias coisas aqui da nossa região. É um tipo de valorização. Abraços, Silvan Alves.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dona Maria ,que deus te abençoe sempre!!
    Felicidades!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns à D. Maria e aos seusf amiliares !!!
    Deu até água na boca de vontade de comer a comidinha típica de Zona Rural...
    Beijos...

    Rita Barroso
    http://blogdachickitabakana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. parabens d. maria muita saude e paz! uma grande pessoa que respeito e gosto muito..
    um grande abção p/ familiares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês