CORPUS CHRISTI

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
História
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

Em Belisário também já é uma tradição a ornamentação na rua principal, pelo menos próximo à Matriz.
Ontem à noite estivemos no interior da igreja, já com os primeiro parentes que chegaram para o feriadão, e todos gostaram do trabalho de nossos artistas. Haverá uma missa hoje às 14 horas e logo após a procissão.(clique nas fotos)





Voltamos às 7 horas de hoje, quinta, e o trabalho no interior havia sido concluido. Naira, Aparecida e Mateus já estavam de pé para começar a fazer no lado de fora.

Comentários

  1. Nuss eu to mtu estranha
    kkkk
    esse tapete deu maior trabalho so noiss sabe
    mais fico mt lindu tmb

    ResponderExcluir
  2. parabéns aos nossos paroquianos de belizário.. ficou muito lindo a festa!! Weisller

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês