ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Sempre que estamos participando de eventos na Escola Estadual Pedro Vicente nos deparamos com um rosto embora jovial, diferente do restante do grupo. Trata-se de IVONETE SOARES DE ALMEIDA, que aos 38 anos de idade resolveu voltar para a sala de aula, acompanhando seus 3 filhos, Renan, de 15 anos, Filipe, 11 e Ruth de 8. Ela completou, quando criança, a 5ª série e ai parou. Na época não tinha escola próxima de sua casa, na zona rural. Veio depois a separação dos pais, uma mudança para São Paulo, por motivo de trabalho, e o retorno para Muriaé, casando-se com Sebastião de Assis, e por ai vai....
Ivonete está cursando o Programa Acelerar para Vencer – PAV. Ela é a única estudante adulta no turno da manhã.
Essa sua decisão de retorno à escola se deve à vontade de aumentar o seu conhecimento e ter um certificado que lhe permita um emprego melhor. Arrepende-se de não ter dado continuidade nos estudos quando era nova, mas acha que ainda há tempo.
No entanto, nem tudo são flores para ela no ambiente escolar. Há alguns poucos colegas de sala que insistem em desrespeitá-la, fazendo gozações e provocações. Ivonete garante que não vai desistir.

Esse comportamento reprovável tem hoje o nome de Bullying, cuja definição completa transcrevemos abaixo. Como diretor do Colégio 2 de Julho, em Salvador trabalhamos muito com esse tema. É algo que realmente precisa ser combatido, como forma de procurarmos criar uma sociedade futura mais sadia.

Vá firme, Ivonete!

“Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.”
(www.wikipedia.org)
CLIQUE NAS FOTOS

Com o filho mias velho, Renan.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês