25 ANOS DO SINDICATO


Dentro das comemorações, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região, que também abrange as cidades de Barão de Monte Alto e Rosário da Limeira, realizou um belo e muito bem organizado evento aqui em Belisário nesta noite de sábado, na Escola Estadual Pedro Vicente. Mais de cem pessoas presentes.
Diretores da entidade.

Palavras de abertura.

Segundo o seu presidente, o dinâmico João Paulo, que também acompanha esse nosso blog, estavam presentes mulheres de Muriaé, S. J do Glória, S. Fernando, Boa Família e Vermelho, as diversas comunidades de Belisário e a sede do Distrito, além de Limeira, Ancorado, Mendes e Sta. Rosa. Vários ônibus trouxeram esses grupos.
Ele nos informou ainda, que pesquisa realizada anteriormente pelo Sindicato, constatou-se que dois temas se apresentaram importantes para serem discutidos com as mulheres trabalhadoras rurais: a questão da alimentação sadia e a autoestima.
E foram estes o foco de duas palestras no evento. A primeira, Segurança Alimentar e Nutricional foi apresentada por Áurea, da EMATER, que discorreu sobre a importância de uma boa alimentação na família e a necessidade do retorno das hortas em cada casa, fato em extinção ao longo do tempo.


Mirian Paradela, como Psicóloga, abordou a questão da autoestima, convocando as mulheres presentes a terem uma clara compreensão de sua importância na sociedade brasileira, deixando de lado o errôneo entendimento de que são inferiores por serem da zona rural. A sua fala foi encerrada com todas elas cantando " Eu sei que eu sou bonita e gostosa ..."

Aqui ela recebe um brinde do combativo Diretor do Sindicato, Pavão

Adriana, da equipe do Sindicato, também fez uma ótima explanação, relacionando as conquistas das mulheres ao longo dos últimos anos, o que se constata dentro da própria entidade, onde 40% dos cargos de direção são preenchidos pelo sexo feminino.

Na sua fala relacionou o PRONAF da Mulher, a Lei Maria da Penha, a Marcha das Margaridas, que acontece anualmente em Brasília, reivindicando direitos para elas. E lembrou que a agricultura familiar começou com o trabalho das mulheres.

Ao final ela lançou alguns desafios para cada comunidade presente ao evento.

Vários brindes foram sorteados e um bom lanche oferecido ao final. Entre a as agraciadas, Lininha (abaixo), da equipe do Sindicato, que fez uma interessante declaração: "No Sindicato tenho acompanhado muitas mulheres que trazem brilho em suas casas e em suas panelas, mas não trazem brilho nos olhos, em função da baixa autoestima".

Angelina recebendo um brinde

Os irmãos Welington e Paloma, de Belisário, e alunos da Escola, fizeram uma bonita apresentação, cantando uma música que fala da importância do sonho. Foram uito aplaudidos.

Em função das comemorações dos 25 anos do Sindicato, os ex-diretores presentes receberam uma placa de homenagem

O evento deveria ter acontecido no Dia Internacional da Mulher. As fortes chuvas na época adiaram-no para hoje.

Comentários

  1. Muito boa a matéria, parabéns e obrigado pela cobertura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês