REUNIÃO DO COMTUR COM DEPUTADO

O deputado federal Renzo Braz recebeu em sua sala, na sede do Rodoviário Líder, em Muriaé o presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Marco Antônio Barros. O objetivo da reunião foi apresentar ao parlamentar a realidade do desenvolvimento turístico, tanto os avanços, quanto as carências e os desafios do setor, em consonância com a política pública do Governo do Estado.

Marco Antônio falou sobre a importância do turismo na economia e destacou o ecoturismo na Zona da Mata. Também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Circuito Turístico Serra do Brigadeiro, levando os municípios a cumprirem as demandas de regionalização do turismo, inclusive em Muriaé.

O presidente explicou que as demandas para implantação do turismo vem sendo cumpridas, mas que precisa haver maior envolvimento por parte do poder público municipal.

“Os atuais investimentos no turismo têm sido focados no cumprimento de metas demandadas pela Secretaria de Estado de Turismo – SETUR MG, mas não existe turismo sustentável sem infraestrutura. E que hoje chegamos num momento crucial, onde precisamos investir na estruturação de nossos principais atrativos turísticos que apesar de seus enormes potenciais ainda não possuem instalações apropriadas em condições de receber os visitantes”, expôs Marco Antônio. Além disso, ressaltou a necessidade de haver investimentos palpáveis que dêem visibilidade e estruturem de fato o turismo e sobre o risco de se perder todo trabalho até aqui realizado! Citou o exemplo do projeto do Parque Municipal do Itajuru que foi desenvolvido em 2006 pela arquiteta da FUNDARTE, Márcia Bizzo, mas não conseguiu apoio para ser encaminhado por emenda parlamentar.

Em nome do COMTUR, Marco Antônio pediu o apoio de Renzo Braz para que o deputado priorize a atividade turística no município e encaminhe projetos voltados para o setor, também que apoiasse junto a Prefeitura Municipal de Muriaé para criação da Secretaria de Meio Ambiente e o acréscimo do turismo a Secretaria: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Renzo se prontificou em arregaçar as mangas e apoiar esses projetos turísticos e encaminhá-los no Congresso como emenda parlamentar. Só pediu que fosse feito um alinhamento junto a Prefeitura para ver quais projetos são do interesse do prefeito José Braz.

Marco Antônio se comprometeu em se reunir com Gilca Napier, diretora da FUNDARTE para se reunirem com o prefeito José Braz.

(Texto recebido por e-mail)


Comentários

  1. Turismo com essas estradas de Belisário???
    Acho que o Termo Certo Seria Rally Paris Dakar...
    Estou sendo muito Critico???
    Respondam por favor...

    ResponderExcluir
  2. Este projeto de autoria da Marcia Brito é de extrema prioridade para a estruturação do Parque Municipal Pico do Itajurú, pois estão previstos 3 chalés para hospedagem,lanchonete centro de visitantes, portaria, sanitários, estacionamento e área de camping. É bom lembrar que várias propriedades rurais vizinhas ou próximas a este parque natural, já estão aptas a oferecer serviços de apoio na região, como hospedagem, alimentação e guias. Vamos aguardar a liberação deste recurso tão importante! Abraços, Gustavo Toledo - ONG Iracambi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês