CRÔNICA-POEMA

Colaboração da “norinha baina”, que veio prestigiar o CARNABELI 2011. Aqui ela foi confundida com a irmã de Ivete Sangalo.


Ela me disse já na porta de casa: "mineiro gosta de cumprimentar dando abraço". Mas o caso é que é mesmo. Mineiro gosta de abraçar a vida. Abraçar sem preguiça quem chega em casa. Abraçar suas vontades, sua felicidade, com um punhado de prosa, com mesa pronta.

Mineiro só é miudinho no jeito de falar. De resto, é um escancarado coração pro mundo. De não caber de tanta gente que adota pelo caminho, fazendo de cada vida um bocadinho da sua.

É um sorriso portas-abertas, do nascer do dia ao cansar do sol. Mas não se engane pensando que nessa colcha de lã, não existe os nós fora de linha, o desgoverno da agulha. Que a chama que moldou a caçarola, não ardeu na pele.

Mineiro conta suas contas. Remenda suas dores. Silencia seus cantos. E amanhece inteiro pra fazer o melhor que pode de cada dia, com o mesmo gosto com que faz os seus doces. Sábio quem recria a vida, e ainda acerta pôr um sopro de canela.

Mineiro acredita que a vida é "bôua", e deseja tanto isso para quem passa por ele. Mas a vida só é boa porque tem gente assim, que põe mais amor em tudo que faz. Que entrega os braços para o trabalho e o pensamento para o alto, pra não perder o trem.

Da próxima vez que um mineiro te convidar, não perca a oportunidade. Abrace e seja "mineirim" também.

Comentários

  1. Meu tio,
    fiquei feliz demais com a homenagem.
    O texto é só uma delicadeza para retribuir as tantas que recebi aí.
    um beijo grande!!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar: a história da "Irmã de Ivete" já correu São Paulo e já fez muita gente rir aqui!! Vai virar um daqueles "causos" que a gente conta pros amigos!

    ResponderExcluir
  3. Pronto, conquistou o coração da família pra sempre! :)
    Lindo amei!!!

    ResponderExcluir
  4. Que orgulho de ser mineira. Toda vez que leio um texto falando do jeito gostoso do mineiro fico toda-toda.
    Morro de saudades da minha terra, principalmente dos meus conterrâneos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês