PROTEÇÃO DE NASCENTE: UM GRANDE PROJETO

O Presidente do GAB – Grupo de Artesãos de Belisário, jornalista Renato Sigiliano, professor da Faminas e também ambientalista, abraçou uma causa nobre: o plantio de árvores visando conservar uma nascente existente na propriedade rural do Sr. José Carneiro, em Belisário, com a ajuda de empresas de Muriaé.

Essa nascente produz uma “bica d”água” que serve aos sedentos que passam pela estrada, na direção do Pico do Itajuru.

Renato conta que a idéia de conservar a nascente surgiu há cerca de três meses, quando foi um dos cicerones de cinco representantes de clubes de caminhantes de Belo Horizonte. Eles vieram à região do Parque do Brigadeiro fazer o reconhecimento e mapear trilhas de caminhada para o ecoturismo. Próximo à Cachoeira do Nahor, na beira da estrada no entorno do Pico do Itajuru, eles pararam para beber água na bica. Naquele instante ele viu a urgência de conservar a nascente através do plantio de árvores, a área começa sofrer erosão.
Essa realização será possível graças às parcerias que firmadas, com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), através do engenheiro florestal Fernando Reiff; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), através do engenheiro agrônomo Francisco Ofeni ; o Sindicato Rural de Muriaé, através do seu presidente, Manoel Carvalho; a Polícia Militar do Meio Ambiente, através do Sargento Barros; e o Grupo de Artesãos de Belisário (GAB.

Um plantio simbólico será realizado na manhã de 23 de janeiro, domingo. A cerimônia será seguida de um almoço para 40 convidados.

O projeto já conta com o apoio das seguintes empresas:

- Oficina do Cesar, José Márcio – Imobiliária, Maracanã Autopeças, Escola São Paulo, Prontocor, Confecções Veggi, Big Motos – Yamaha, Grupo São Geraldo (empresa a definir) e Karlo’s Papelaria.

Apoio de mídia:

- TV Atividade, Rádio Muriaé, Gazeta de Muriaé, SBM – Mídia exterior e impressão digital, e Silvan Alves.

CLIQUE NAS FOTOS



Comentários

Posts mais visitados do último mês