DISCURSO DO VEREADOR VANDIM

Abaixo o discurso do Vereador Vandim, quando de sua posse como Presidente da Câmara Municipal de Muriaé, no dia 5 de janeiro. vale a pena ser lido. Nele Vandim expressa o compromisso de fazer aquilo que todos nós, cidadãos de bem, esperamos de nossos políticos.


Digníssimos e respeitados cidadãos muriaeenses;
Excelentíssimo Sr. JOSÉ BRAZ, digno Prefeito Municipal de Muriaé;
Excelentíssimo Sr. Desembargador Dr. ISALINO ROMUALDO DA SILVA LISBÔA, digno ex 1o (primeiro) Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais;
Excelentíssimo Sr. RENZO BRAZ, digno Deputado Federal por Minas Gerais;
Excelentíssimo Sr. BRÁULIO JOSÉ TANUS BRAZ, digno Deputado Estadual em Minas Gerais, agora Secretário de Esportes e da Juventude de Minas Gerais;
Excelentíssima Sra Dra ALINNE ARQUETTE LEITE NOVAIS, digna Juíza de Direito da 4a (quarta) Vara Cível da Comarca de Muriaé;
Excelentíssimo Sr. Dr. FÁBIO RODRIGUES LAURIANO, digno Promotor de Justiça da Comarca de Muriaé;
Excelentíssimo Sr. Dr. LUIZ CARLOS DOS SANTOS, digno Delegado Regional de Polícia da 4a DRPC de Minas Gerais;
Ilustríssimo Sr. MAJOR PM RANIERI MÁRCIO DA CRUZ, digno Sub-Comandante do 47o Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais;
Excelentíssimos Srs. Vereadores de Muriaé, meus dignos colegas, na pessoa dos quais cumprimento todas as demais autoridades presentes nesta bonita Solenidade de Posse da Mesa Diretora para 2011.
Meus queridos familiares;
Como deve ser todo início venturoso, agradeço de público a Deus, nosso Pai, por me conceder essa graça, conceder este orgulhoso momento.
A Ele toda a glória e gratidão!
Agradeço em seguida a meus familiares, Mãe, Pai, meu irmão, e também aos meus amigos, todos os que desceram a nossa respeitada Serra de Belisário para dividir comigo esta grande alegria, nesta memorável noite do dia 05 de janeiro de 2011.
Muito obrigado a todos vocês.
Agradeço também a todos vocês que vieram prestigiar esta Casa e prestigiar a mim neste momento, aumentando ainda mais o brilho deste dia marcante de minha vida. Agradeço de coração a presença de todos vocês.
Confesso estar realizando um bonito sonho. Confesso estar concretizando um desejo muito grande. Reconheço que chegou na hora certa.
Este sonho, este desejo, me encontrou maduro suficiente para que eu possa assumir a responsabilidade de cabeça erguida.
Sempre ouvi que tudo tem seu tempo, como ensinava o sábio Rei Salomão, no Livro de Eclesiastes, dizendo que existe “o tempo de abraçar, o tempo de deixar de abraçar; o tempo de construir, e o tempo de derribar ...”.
Sempre ouvi isso, mas agora sinto na alma este ensinamento. Agora compreendo inteiramente o milenar conselho.
Acrescento que, também existe “um tempo de assumir e um tempo de deixar de assumir”. Certamente esta é a minha hora de assumir.
Certamente esta é a hora de me colocar a serviço desta casa, mais ainda do que eu sempre trabalhei, de me colocar à disposição de toda a nossa sociedade muriaeense, exercendo com responsabilidade esta nova missão.
Para realizar este sonho, para concretizar este desejo, tive que levar meu nome para uma Chapa e disputar uma eleição, que parecia difícil e concorrida, mas ao final recebi o apoio unânime dos Vereadores, recebi o voto dos 11 Vereadores desta Casa Legislativa.
Agradeço de coração a todos vocês que acreditaram em mim, mais do que acreditar, confiaram a mim a responsabilidade de dirigir esta nobre e respeitada Câmara Municipal de Muriaé, com um agradecimento especial e um abraço firme nos companheiros que compõem a vitoriosa chapa eleita. A unanimidade reforça ainda mais a responsabilidade.
Assumo o comando do Poder Legislativo Municipal como o mais jovem presidente desta Casa nas últimas legislaturas, e assumo sob a pressão de uma sociedade que exige mudanças. De uma sociedade que se mobilizou e conseguiu a aprovação da “Lei da Ficha Limpa”, afastando os políticos corruptos das eleições.
De uma sociedade que quer, de verdade, impedir a presença na Política daqueles que pretendem apenas a busca de benefícios pessoais.
A sociedade quer representantes que eliminem da vida política do País a prática nefasta da corrupção. É sob esta expectativa popular, em consonância com estes ideais, que aceitei exercer o comando desta Casa.
Nesta Câmara, sob o meu comando, neste ano de 2011, nossas palavras de ordem serão: probidade, austeridade e transparência.
Iniciamos, desde segunda-feira, primeiro dia útil de nossa gestão, uma reforma administrativa visando adequar as despesas da Câmara à nova realidade.
Vamos trazer todas as despesas de manutenção dos serviços e a nossa folha de pagamentos a níveis compatíveis com a realidade e pautadas no respeito ao cidadão e ao contribuinte.
É tempo de transparência.
Esta Casa Legislativa levará ao conhecimento de toda população, através de nossa página na internet, como serão aplicados os nossos recursos, como será administrado o dinheiro dos impostos pagos.
Iniciei meu discurso cumprimentando os cidadãos muriaeenses, e é com eles que assumo este meu primeiro compromisso.
Meu Prefeito JOSÉ BRAZ;
Todos sabem que te apóio integralmente porque entendo que está fazendo um bom governo, mas como Presidente da Câmara todos sabem também que a minha postura será de independência, aquela independência que é indispensável para o Poder Legislativo. É voz corrente do povo que a cidade está em desenvolvimento.
Nós Vereadores estamos fazendo a nossa parte, mais do que isso, estamos fazendo quase o impossível para auxiliar neste desenvolvimento, mas quero registrar, com firmeza, que o grande condutor desse merecido desenvolvimento é o nosso Prefeito, o Sr. José Braz.
Meus parabéns pelo seu trabalho, continue firme na condução de nossa Muriaé, e conte sempre com a nossa ajuda. Vamos garantir a governabilidade do município, sempre com o diálogo que leva às parcerias, frisando que este diálogo jamais se dará por meio da submissão desta Casa a quaisquer pessoas, instituições ou interesses que não sejam os de nossos munícipes.
Vamos fazer com que o Poder Legislativo de Muriaé esteja ao lado das ações voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Vamos caminhar ao lado dos empresários para manter nosso desenvolvimento econômico, vamos caminhar ao lado dos agentes sociais com os projetos e ações que tragam melhorias na qualidade de vida do nosso povo, tanto na área da saúde, na área da segurança, quanto na área da educação, sem esquecer de cuidar pelo emprego de nossos jovens.
Estas discussões farão parte da rotina desta Casa.
Dr. FÁBIO LAURIANO, tanto com vossa Excelência quanto com os demais integrantes do Ministério Público, quero contar com o seu apoio e a sua sensatez na resolução dos problemas desta nossa Muriaé.
Como o senhor já disse, o Ministério Público não é uma instituição a ser temida, muito pelo contrário, é uma instituição que deve ser respeitada, ser vista como parceira na condução da vida pública, que possui os mesmos interesses nossos.
Vamos juntos, nossa Câmara e vosso Ministério Público, ajudar o Poder Executivo Municipal na sua responsabilidade social, acompanhando-o no dia-a-dia, fiscalizando sempre, apoiando-o nas ações de interesse popular, sempre tendo em mente que as eventuais divergências de opinião não serão afrontamentos ou desrespeito, mas apenas o exercício da democracia na mais pura interpretação da palavra.
Meus queridos Servidores da Câmara, vai aqui uma mensagem e um compromisso, vamos dar prioridade à valorização do funcionário público, dando-lhes condições para o bom desempenho da função de atender o povo.
Meus companheiros de trabalho, digníssimos Vereadores, a vocês quero reafirmar o meu compromisso, mas antes de tudo quero que fique aqui registrado, novamente, o agradecimento pela confiança depositada em mim.
Foi com muita satisfação que recebi o voto de vocês.
Mais ainda, é motivo de orgulho ter recebido este voto sem fazer nenhuma promessa, quer de benefícios pessoais, quer de mudança de meu caráter.
O apoio de vocês, a confiança de vocês, sem nenhuma promessa, é uma demonstração clara de maturidade política, de honradez.
Isto é muito bom para nossa Muriaé, é uma prova de que estamos a um passo de entrarmos para a História, e entrarmos pela porta da frente, com a cabeça erguida.
Meu compromisso com vocês é de fazer uma boa administração, na condução das reuniões, na tramitação dos Projetos de Lei, enfim, sempre visando a boa representação do Poder Legislativo, com independência e com coragem, como todos nós queremos.
Por fim, peço com muita fé que Deus esteja sempre nesta Casa, iluminando nossos atos, de forma que todos os que a integram, vereadores e servidores, sejam fiéis depositários dos interesses daqueles que nos elegeram e possamos fielmente cumprir os nossos compromissos e desempenharmos com dignidade aquilo que nos compete.
Muito obrigado a todos vocês.

Comentários

Posts mais visitados do último mês