Racismos declarados e não declarados

O racismo é uma ideologia segundo a qual existe uma escala classificatória dos grupos humanos que varia entre superiores (brancos, caucasianos) e inferiores (negros).
Embora não tenha base científica esta ideologia ainda domina pensamentos, sentimentos e práticas de forma inconsciente ou consciente; de forma camuflada ou de forma declarada. O racismo atinge diretamente de forma ofensiva, discriminatória, preconceituosa a um grupo social, como no caso do racismo anti-negro.
“A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.” (Constituição Federal de 1988: Dos direitos e deveres individuais e coletivos, art. 5 – XLII).
Como prática de nossa cidadania cristã convidamos a todos e todas cristãos/ãs a se posicionarem contra toda e qualquer prática racista.
Contra sites racistas e outras práticas declaradamente racistas conclamamos seja feita a denuncia ao Ministério público, a comissão de Direitos Humanos das Assembléias Legislativas Estaduais e divulgação para que mais pessoas também denunciem.
Também nos declaramos contra todas as manifestações racistas por meio de preconceitos, discriminações, que se escondem através de piadas, brincadeiras e desigualdades de oportunidades que impedem a população negra de usufruir com igualdade os direitos de educação, moradia, saúde, trabalho, uso da terra, lazer, cultura e religião, e expoem principalmente as crianças e a juventude negra, a violência e a morte.
Conclamamos a todos e todas cristão e cristãs a se posicionarem contra todas e quaisquer práticas racistas que impedem o desenvolvimento saudável das crianças negras, e impedem a ascensão socioeconômica deste grupo, que constitui a maioria da população brasileira.
Conclamamos a todas as igrejas cristãs a dedicarem um dia deste mês para a reflexão, oração para que Deus sonde nossos pensamentos, sentimentos e práticas: onde escondemos nosso racismo? E que seja um dia de propósitos de enfrentamento ao racismo.

Pastoral Nacional de Combate ao Racismo – IGREJA METODISTA

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês