DIA DE SANTA LUZIA






Mesmo não sendo a padroeira de Belisário, Santa Luzia tem muitos devotos no distrito. Hoje o clima aqui é de feriado. Muita gente agora à tarde se espremendo dentro do pequeno templo, que leva o nome dessa santa, e muito mais gente do lado de fora.

Segundo o Padre Tadeu, Luzia viveu no sec. IV e teve os seus olhos furados ao tentar defender a sua virgindade, na região da Siracusa. Após essas primeiras explicações recorremos à wikipédia, que nos informa:

"Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), também conhecida por Santa Lúcia, foi, segundo a tradição da Igreja Católica, uma jovem siciliana, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa.

Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter 20 templos em Roma dedicados ao seu culto. Sua festa é celebrada em 13 de Dezembro."

Na festa vimos leilão para arrecadar fundos para a manutenção do seu templo e ainda a Folia de Santa Luzia, da cidade de Rosário da Limeira.



Comentários

Posts mais visitados do último mês