BRASILEIRO ADORA CARRO

A propaganda da Petrobrás fala que “brasileiro adora carro”. Um bom exemplo disso a gente viu numa matéria jornalística do “Salão do Automóvel” , em Sâo Paulo, onde havia mulheres lindas ao lado dos carrões, com o objetivo de promover estes. No entanto muitos homens pediam para elas saírem do foco da máquina, para fotografarem apenas os carros.

Na zona rural, apesar do fascínio que as motos trazem, os cavalos ainda são queridos e têm o seu lugar na vida das pessoas, de ambos os sexos e de todas as idades.

Para quem não sabe, o cavalo também exige alguma manutenção, além daquelas ligadas à sua saúde. Eles também precisam ser “ferrados”, e isso só se faz com um profissional competente.

Em Belisário o mais procurado é João Aredes. Ele está no ramo há muitos anos e é incapaz de ferir um animal em seu trabalho. É que os cravos são batidos com uma inclinação e profundidade determinada. Se houver erro, a parte viva no pé do cavalo é atingida. É inflamação na certa.

As ferraduras podem ser de gancho, próprias para segurar melhor no barro, e as lisa, para cavalos marchadores. Também nessa área tem os conservadores, que só usam as antigas ferraduras de rompão, Sã aquelas totalmente fechadas.

Uma “ferrada” no animal dura por até 3 meses e custa cerca de R$ 30,00, com o material, ferradura e cravos incluídos. Com esse baixo preço, apenas o animal leva uma ferrada, o dono não. Aredes lembra que são dois profissionais para fazer o serviço, devendo o segundo segurar o anumal.



Comentários

Posts mais visitados do último mês