UM NOVO “NEGÓCIO” EM BELISÁRIO





Caminhando ontem com Mirian e vendo uma fumaça saindo de um galpão da Fazenda Belete (já fiz a apresentação dos seus proprietários), resolvemos entrar para especular. Afinal, blogueiro precisa ficar atento a tudo e a todos, para gerar notícias.

Qual não foi a nossa surpresa ao descobrirmos que ali está sendo montada uma fábrica de espetos de churrascos, a partir do bambu.

Retornamos hoje para as fotografias e entender melhor da matéria, o que conseguimos graças a uma boa conversa com Norival. Aliás, Professor Norival já que... Depois a gente trata disso em outra matéria.

A produção está ocorrendo em caráter provisório por estar em fase de conclusão na sua constituição junto aos órgãos públicos. As exigências são muitas, porém tudo está muito bem encaminhado, segundo Norival.

É que os órgãos de meio ambiente também se pronunciam sobre a matéria em função dos cortes de bambu. Embora não seja ele catalogado no Brasil como de objeto de preservação ambiental, há controle em relação à sua retirada, sempre que plantado junto a nascentes ou em áreas de preservação permanente.

No processo produtivo os bambus são cortados já no cumprimento dos espetos e filetados no formato pretendido.

Os espetos são secados em forno para que a resina contida no bambu não se exale. Ela garante a resistência. Depois disso os espetos são lixados e apontados.

Pronto! Após embalados é só distribuir no mercado consumidor. Tomara que a coisa cresça para gerar mais empregos em Belisário.

Parabéns Belete pela sua iniciativa!

Comentários

Posts mais visitados do último mês