A MISTERIOSA FREIRA DO CASARIO

Na matéria sobre S. João Del Rey, destacamos a figura de uma freira na sacada de um casario, próximo ao da Família Neves.
Pedimos a sua autorização para fotografá-la e logo percebemos a sua imensa necessidade de falar com as pessoas. Um som alto me impedia de ouvi-la, lá de cima, quando pedimos que ela abrisse a porta de sua bela casa.
Qual não foi a nossa surpresa ao conhecermos a Irmã Maria Helena, hoje com 81 anos, que acabara de retornar ao convívio de sua família, naquela casa, em São João, por motivos de saúde, após passar 61 anos enclausurada na Ordem do Carmo, em Petrópolis.
Muito falante, certamente para compensar tantas décadas fora do convívio da sociedade, ela repetia sempre que o que mais sentiu nesse período foi a abstinência de carne. Narrou-nos a vida em clausura, longe de tudo e de todos, guardando jejum, todos os anos, entre os meses de setembro e a Semana Santa seguinte, período em que reduziam fortemente a alimentação.
Acordar às 4 horas para rezas e missa, antes do café, servido às 7:30h. Logo após, cuidar do convento, das hortas e galinhas. Mais missas, leituras..... A mesma rotina por 60 anos da vida de uma Carmelita.
Sua vida guarda alguns fatos ligados à nossa história. Em Petrópolis. Sua primeira missão no convento foi a de cuidar da cunhada do Barão de Teffé. Para quem não se lembra, o google ajuda. Trata-se do famoso herói brasileiro na guerra do Paraguai, sobretudo na batalha Naval do Riachuelo. É um grande símbolo de nossa Marinha.
A nossa falante Carmelita é neta do Dr. Lustosa (vejam a placa na porta, clicando 2 vezes sobre a foto). Os mais antigos certamente se lembram da famosa “Cera Lustosa”. Aquela que era colocada no buraco do dente como anestésico. Esse produto faz perte da história de muitos. Veja o texto abaixo

“Durante anos foram vários “slogans” como: alívio seguro na dor de dente, o famoso tubinho vermelho, acabe com a dor em 5 minutos. Foi largamente vendida em todo o Brasil, sendo referência para dor de dentes durante décadas. Com o tempo passou a fazer parte da lista de medicamentos antológicos da época, como Emulsão Dr. Scott, Biotônico Fountoura, Elixir Paregórico e Pílulas de Vida do Dr. Ross, medicamentos presentes nos lares brasileiros.
Em 1906 Dr. Paulo formou-se em odontologia e anos depois retornou à terra natal. Em seu início de trabalho enfrentou a grande praga da época que era a dor de dente causada pela cárie dentária. Uma das dores mais aguda que o homem pode suportar. “As escovas de dente eram pouco conhecidas na década de 40 e era raro o seu uso. Somente as pessoas que viajavam ou tinham acesso às novas culturas tinham o conhecimento da importância de usar. A incidência de cáries era grande devido ao costume de não se escovar os dentes, assim a necessidade de um produto que pudesse controlar a dor de dente era exigência do mercado, mesmo porque os tratamentos dentários eram lentos e deixavam a área afetada exposta, permitindo a dor ao se mastigar em cima ou até mesmo um sopro, poderia levar o indivíduo à dor. A solução na grande maioria das vezes era extrair o dente cariado.
Os medicamentos da época à base de arsênico, que atuavam como anestésico e anticéptico, eram e até hoje ainda são líquidos, assim escorriam e queimavam a boca, aumentando ainda mais o sofrimento. A preocupação do Dr. Paulo com as pessoas que ele via sofrendo, fizeram com que ele descobrisse um produto inovador que atenderia a necessidade do mercado. Assim nasceu a Cêra Dr. Lustosa”. (www.doutorlustosa.com.br)

Após mais de 80 anos, o produto ainda está em fabricação. A vida nessas cidades histórica tem um caráter permanente.
Achei interessante conhecer essa simpática figura, neta desse famoso dentista, e trazê-la para esse blog.



Comentários

  1. Nossa, nunca imaginaria que esta senhora tem mais de 80 anos! Que loucura essa vida inteira de reclusão! Que ela tenha vida longa para aproveitar agora que saiu.

    Abraços,

    Bianca

    ResponderExcluir
  2. Bia,

    Tem interesse nesta reclusão? A pele fica ótima! Talvez valha a pena! :P

    Beijos,

    André

    ResponderExcluir
  3. Como vcs descobrem tantas pessoas interessantes?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês