FOFOCA DE BELISÁRIO

José Amador apaixonou-se por Tolentina, uma das filhas de Antônio Moreira de Faria. Sentindo-se inseguro, pediu ao Neca Mariano que ajeitasse as coisas para ele, pedindo ao José Amador a mão da filha em casamento. Afinal, eles eram amigos, tinham negócios em comum e assim , certamente seria mais fácil receber um SIM.

Neca Mariano foi na casa do amigo Moreira para atender ao pedido que lhe fora feito. Lá deu o seu recado.

O pai foi na cozinha levar a proposta para a filha, já que os filhos não davam as caras quando o “velho” estivesse tratando de negócios.

Tolentina não gostou da proposta já que era uma moça alta e Amador muito baixinho, mas emendou uma outra: se fosse com o senhor Neca Mariano, o portador do pedido, ela aceitaria.

De volta à sala, o senhor Moreira apresentou a contraproposta da filha. Viúvo, pai de 10 filhos pra criar, Neca Mariano se interessou na conversa. Pediu outro cafezinho, que agora deveria ser servido por Tolentina. Certamente que queria dar uma olhada naquilo que estava negociando.

Despedindo-se foi acompanhado pelo dono da casa até a porteira,onde Neca Mariano topou o negócio. Já saiu dali noivo de Tolentina, com quem se casou e teve mais 6 filhos.

Daríamos tudo para saber como Neca Mariano se explicou junto ao pobre do José Amador.

Neca Mariano é avô de D. Nina Campos, quem nos contou essa fofoca.

Antônio Moreira Faria, avô de nosso artesão Antônio Moreira.

Isso aconteceu na década de 20, portanto, no século passado

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês