AINDA É TEMPO DE BRINCAR

“E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas que nelas brincarão.” Zacarias 8:5.
A idéia de construir este texto surgiu de uma inquietação minha, quando, perguntando às crianças de nossa Igreja se elas conheciam algumas brincadeiras de rua, citei algumas, e, para minha surpresa, elas não sabiam do que eu estava falando, e começaram a rir.
Observando o cotidiano das crianças atualmente, percebe-se que elas passam mais tempo na frente de um computador, de uma televisão ou com brinquedos eletrônicos. A maioria delas está cada vez mais se aperfeiçoando em jogos eletrônicos e internet (orkut , MSN, twitter, facebook, entre outros), com isso a criança está perdendo o hábito saudável de curtir outras brincadeiras e de socializar-se com outras crianças e até mesmo de ver o mundo além da janela, ficando confinadas dentro de casa.
O profeta Zacarias refere com clareza o que as crianças farão nas ruas: elas brincarão. Através das brincadeiras elas aprendem a lidar com os sentimentos, interagir, resolver conflitos, desenvolver a imaginação, ter criatividade na resolução de problemas, integrar-se como parceiro, expressar seus desejos, defender sua opinião, ter confiança em si mesma e compreender seu meio ambiente. Pensando nisso, vejo que elas precisam ser estimuladas a vivenciar outras experiências, pois é com o lúdico que elas experimentam a VIDA. Portanto, precisamos propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatar e conhecer valores através de brincadeiras antigas, como cantigas de roda, o chefe mandou, pega-pega, telefone de lata, estátua, tatu quer sair da toca, esconde-esconde, entre tantas outras brincadeiras divertidas. As brincadeiras desenvolvem nas crianças a percepção, inteligência, comportamento social e trabalha seu desenvolvimento integral.
Se existe algo que as crianças sabem fazer e o fazem muito bem e com perfeição é BRINCAR. Isso vem de Deus. Elas só pensam nisso. Acordam e adormecem pensando nisso. Imaginem as ruas cheias de crianças brincando! Maravilha! Criança é benção para o bairro, criança é benção para as ruas, criança é benção para as cidades; criança é benção para os pais; criança é benção para a igreja; criança é benção para o mundo! Porém, infelizmente nem todos pensam assim. Alguns vêem crianças com empecilho, outros como cruz, outros impedem que venham à igreja para serem abençoadas; e outros as desprezam (Lucas 18:15-17).
Deus promete um futuro maravilhoso para seu povo. Ninguém se engane achando que não haverá crianças, pois segundo o profeta Zacarias as ruas estarão cheias delas correndo, pulando e brincando; isto é promessa e irá se cumprir. Deixemos que as crianças sejam crianças: deixe-as brincar, deixe-as se sujar, pois mesmo elas brincando, elas estão agradando ao nosso Deus. Não deixemos que elas pulem etapas da vida, mas que aproveitem e aprendam todas as fases dela, sendo apenas crianças.

Sílvia Cumming
Departamento Infantil da Igreja Batista da Esperança
Salvador - Bahia

Comentário nosso:Mesmo em Belisário, onde as crianças ainda brincam na rua, já se vê por arte de alguns uma preferência pela da lan house que lá existe.

Comentários

  1. Que atitude Linda desta mulher em proporcionar tanta felicidade para essas crianças! Admiro e quero seguir o exemplo! Parabéns a todos!
    Luise

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês