SAÚDE DA FAMÍLIA – BELI TEM









Por sua posição geográfica, na montanha, pela qualidade de sua água, possibilidades de frutas, verduras e carnes a preços menores, pela tranquilidade e segurança, Belisário já oferece, de forma natural, uma boa qualidade de vida.

Mas tem gente buscando ainda melhorá-la. È a equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que atende à cidade de Muriaé e aos seus distritos. Pela sua constituição, o NASF tem o objetivo de desenvolver ações de saúde de forma a garantir às pessoas bem estar físico, mental e social. Ele busca integrar à rede de serviços de saúde as necessidades individuais por ele identificadas, orientando às pessoas em relação aos seus direitos e aos benefícios que têm à sua disposição.

Nesse trabalho Belisário conta com a assistente social Mirna, a nutricionista Marina, o fisioterapeuta Antônio e o terapeuta ocupacional Rodrigo.(foto). Esses profissionais para aqui se deslocam nas manhãs de quarta, a partir das 8:30 horas, e organizam ginástica, fazem visitas domiciliares, agendam consultas para médicos especialista em Muriaé, acionam as redes de serviço. Também fazem palestras orientando as pessoas quanto à alimentação, combatendo os dois grandes problemas de nossa sociedade, a hipertensão e as altas taxas de glicose.

Mas nem tudo são flores. Belisário não tem estrutura física para desenvolver esse trabalho. A paróquia disponibiliza o seu salão social para a ginástica mas faltam salas para um bom atendimento garantindo a privacidade do paciente.

O NASF é um programa federal, realizado através de parcerias com as prefeituras municipais.

Na próxima quarta a ginástica vai acontecer na praça. Nós vamos estar lá prá animar também os homens a participarem, já que hoje somente vimos mulheres no salão paroquial.

No dia 22 de setembro, a partir das 8 horas, o NASF e a Secretaria Municipal de Saúde realizarão um mutirão na Praça da Matriz, com objetivo de desenvolver ações de controle da hipertensão arterial e testes de glicemia.

Comentários

Posts mais visitados do último mês