TÚLIO AMARAL: UMA PAIXÃO PELOS CAVALOS












Vamos conhecer um pouco uma pessoa muito especial, um dos lideres de Belisário quando o assunto é cavalo. Trata-se de Túlio Barros de Oliveira, que coordenou o Concurso de Marchas da 10ª FABEL

Cléber: Apresente-nos Túlio:

Túlio: Nascido e apaixonado por Belisário, sempre procuro estar disposto a ajudar nas festas que aqui acontecem, principalmente quando envolvem cavalgadas, shows e concurso de marcha, sendo este o meu hobby preferido. Atualmente não moro em Belisário, mudei para Muriaé quando tinha 16 anos, mas todo fim de semana voltava para rever meus amigos, avó, familiares e claro, para cavalgar, sendo este meu hobby preferido herdado do meu avô paterno Amaral de Oliveira (in memorian), um grande criador de muares da região levando junto ao dele o nome de Belisário como local de grandes muares de raça e marcha por todo local por onde passava. Crescendo junto ao meu pai, irmão, pai, tios e primos, todos em prol do gosto por cavalos e muares, não poderia ser diferente eu aprender a gostar do mesmo hobby deles fazendo com que eu me sinta muito satisfeito com meu gosto que a cada dia venho adquirindo experiência em lidar com cavalos e competições de marcha criando a oportunidade dar continuidade ao trabalho do meu avô e meu pai que fizeram o primeiro concurso de marcha em Belisário no ano de 1986 sendo na época uma novidade na região, atraindo muitos criadores e proprietários deixando Belí ainda mais animado e criando mais uma qualidade: de se ter bons equinos e muares para trabalho e também para lazer.
Esse ano foi o terceiro concurso que ajudo a organizar na Fabel, e dependendo de mim, junto a Deus, ainda teremos muitos concursos e cavalgadas por aqui.

Cléber: O que significa Belisário para você?

Túlio: Descrever o que significar Belisário é uma tarefa fácil para mim,lugar que só tenho boas lembranças. Lugar onde aprendi a trabalhar, respeitar o próximo, ser confiante, ter esperança. Que a família é muito importante e amigos se conquistam com o tempo. Lugar que a cada dia está crescendo tanto na cultura, na infraestrutura, na comunicação na força política e econômica.
Belisário é um local que possui um povo inteligente e trabalhador , que é capaz de deixar as diferenças de lado para ajudar em favor dos eventos que por aqui acontecem. Ao Distrito de Belisário só tenho a agradecer pela infância repleta de amigos e felicidade.

Cléber. O que é considerado num concurso de marcha? Cavalo? Cavaleiro? Ambos?

Túlio: Em um concurso de marcha são considerados 6 requisitos.

1 – Gesto de marcha: é a qualidade de movimentos dos membros anteriores e posteriores e seu diagrama de apoios, característicos da marcha.

2 – Comodidade - são qualidades da movimentação do animal que mantendo seu tronco estável e sem oscilações, não transmite impactos frontais, laterais ou verticais, torções ou qualquer outro desconforto à posição adequada do cavaleiro sobre a sela. bem como quaisquer características do animal que favoreçam positivamente sua condução pelo cavaleiro como bom temperamento, equilíbrio, franqueza, apoio leve da embocadura.

3 – Estilo -é o conjunto formado por equilíbrio, harmonia, elegância, energia e nobreza dos movimentos.

4 – Rendimento – è a capacidade de percorrer determinada distância com um menor número de passadas. para apresentar bom rendimento, estando em atitude e equilibrado, é fundamental que o animal tenha uma boa impulsão, característica indispensável a qualquer animal de sela.

5 - Regularidade: é a qualidade expressa pelo animal que marcha mantendo o mesmo ritmo e velocidade, sem alterar os outros itens (gesto / estilo / rendimento / comodidade), durante todo o transcorrer do julgamento (início ao final).

6 – Resistência - é a capacidade do animal manter o mesmo ritmo, desempenho e demonstrar integridade física no decorrer da prova.

No concurso os animais são separados pelas categorias:
• Égua sem registro
• Cavalo sem registro
• Cavalo registrado (no caso de marcha,se usa o manga larga marchador)
• Égua registrada (idem manga larga marchador)
• Muar (Mulas e Burros)

O eqüino ou muar que mais chegar a cumprir esses requisitos dentro de um tempo médio de 30 minutos, sendo 15 minutos marchando em circulo para esquerda e 15 para a direita, consegue a melhor colocação, podendo esse tempo ser alterado pelo árbitro até que se chegue a uma conclusão.
Havendo na pista animais com grandes qualidades e características semelhantes adota-se como critério de desempate o animal que tiver maior resistência.
Em todas essas etapas e avaliações tem 50% da dedicação do cavaleiro, Sendo também os animais separados pelas categorias:
Tem também o Concurso Mirim, destinado a avaliação de crianças Neste concurso não se julga o animal, apenas a forma correta da criança montar.

Para finalizar quero parabenizar a todos organizadores da FABEL 2010,que fizeram com que fosse mais uma Festa inesquecível para todos que estiveram participando

Comentários

  1. Booa Entrevista Priimo ;D
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Boa Entrevista Amor
    Parabéns por ser essa pessoa tão maravilhosa q vc é por isso q Te Amo tanto s2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês