HISTÓRIA DE UM PRODUTOR RURAL


O Sr. Osvaldo Ramos de Oliveira é o retrato da grande maioria dos produtores rurais da região de Belisário.

Pergunta: Como é a vida do produtor rural em nossa região?

Resposta. Muito sofrida. Falta ajuda governamental, falta incentivo para as pessoas permanecerem na roça, dificultando a mão-de-obra.

P: Não há facilidade de crédito?

R: Não, não há. Os juros são altos. Fica difícil o pagamento.

P: O que o senhor produz?
R: Café e leite. O café está sendo vendido a 50,00 a arroba. O litro de leite é entregue para a cooperativa a 0,65 o litro. Quando se apura o resultado a gente vê que não sobra nada.

P: O senhor teve oportunidade de estudar quando jovem?
R: Não tive. As famílias eram muito grandes e isso dificultava as coisas. Meu pai, por exemplo, teve 11 filhos. Eu fui o mais velho. Tive de ajudar a criar os irmãos. Meus pais precisavam usar a mão-de-obra dos filhos para a lavoura. Com isso a gente ficava fora da sala de aula.

P: Isso se repete hoje com seus filhos?
R: Não. Tenho 4 filhos homens e a Sheila, que está aqui agora para um ensaio para o concurso da Garota FABEL. Eu incentivo os meus filhos a terem outra sorte, diferente da minha. Acontece que eles nem sempre valorizam isso. Têm carro na porta para levá-los para a escola e todas as facilidades. Mesmo assim não dão valor.
Dei muito duro para que eles tenham uma situação muito melhor da que eu tive e quero que os filhos deles tenham uma vida ainda melhor. Acho que isso só é possível se estudarem.

P: O senhor se emocionou quando falou de sua vida. Fale um pouquinho mais.
R: Éramos muitos filhos. Até colocar comida na mesa para todos era uma tarefa difícil para meus pais. Hoje, com todas as dificuldades e muito trabalho a gente já não passa por esse mesmo problema. Apesar de não ter recebido qualquer herança, tenho 3 propriedades, não fui empregado de ninguém. Acontece que isso tudo foi conseguido com muito sacrifício, o que seria diferente se eu tivesse estudado. Também sei que a cada dia fica mais difícil hoje de se conseguir o que consegui, se não tiver estudo. Nem emprego consegue.

P: Como o senhor conseguiu recursos para formar o seu patrimônio?
R: Comecei com uma porquinha que minha avó me deu. A mãe dessa leitoa não tinha teta para amamentá-la e assim eu deveria criá-la. Essa porca deu crias. A partir dessas crias eu comprei um pedacinho de terra.Compra uma vaquinha aqui, outra ali, assim fui juntando um patrimônio. Comprei mais uma terrinha e depois outra. Hoje são 3 propriedades de 6 alqueires, na região do Serrote.

P: Como a minha esposa falou, muito bonito o senhor vir à minha casa para trazer a sua filha para participar de um concurso.
R: Eu procuro tudo o que for melhor para ajudar a minha filha a se desenvolver. O meu sonho é vê-la formada e participando das coisas boas. Os pais devem dar boa educação em casa, incentivar os filhos na escola, e ensiná-los a respeitar os direitos dos outros

Comentários

  1. Falou muito bem o Sr. Osvaldo,Parabéns,gostei de ver essa matéria no blog.Espero ver mais matérias como essas!!
    Que venha a FABEL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês