O CAFÉ DO JACU
Sendo Belisário uma região produtora de café, vale comentar algo interessante sobre esse fruto tão importante na economia nacional e muito ligada às tradições de nosso povo. Afinal, ninguém sai da casa de um mineiro sem antes tomar um “cafezinho”.
Trata-se do café ultra especial cuja semente foi anteriormente ingerida pelo pássaro jacu, a princípio um grande inimigo do produtor já que ataca a lavoura podendo comer até 10% dela e escolhe como comida os melhores bagos. Há um detalhe: depois de processado o quilo pode ser vendido por mais de R$ 200,00.
Segundo José Calais, um criterioso produtor de Belisário, alguém da região de Domingos Martins (ES), resolveu começar a catar os grãos nas fezes da ave, partindo da experiência de aldeãos da Ilha de Sumatra, na Indonésia, que criaram o “Kopi Luwak”, o café mais caro do mundo, sendo que os seus grãos eram retirados das fezes dos gatos de algalha, após defecarem os grãos ingeridos.
Os sucos gástricos dão o sabor especial à bebida.
No restaurante Don Lorenzoni, em São Domingos, são vendidos cerca de 150 cafezinhos do jacu por mês, a R$ 8,00 cada. A produção quase toda é exportada.
Prejuízo para uns, lucro pra outros...

Comentários

Posts mais visitados do último mês